Foto: Honda/Divulgação

A Honda XRE 300 ABS completará, em breve, uma década de mercado. Para comemorar esta marca, o modelo 2019 ganhou o que a montadora considera como a mais completa renovação desde o lançamento.

O inédito conjunto de carenagens responsável pelo novo visual da XRE 300 abrange laterais do tanque e traseiras. Elemento característico do modelo, a carenagem superior ao para-lama foi preservada mas com formato inédito.

Na traseira, alças laterais mais altas e largas proporcionam maior conforto e segurança para o passageiro. A motocicleta recebeu um conjunto de iluminação full-LED: lanterna traseira, piscas e o grupo ótico dianteiro se valem da nova tecnologia de iluminação que poupa peso, consumo de energia e garante melhor eficiência e durabilidade.

Também são novos os espelhos retrovisores e o painel black-out, que agora traz dados sobre consumo médio e instantâneo.

No âmbito técnico a principal novidade é a versão única ABS, com redução de peso (5,4 Kg) contribuindo para a melhor centralização de massas e maneabilidade. Não será mais comercializada a versão sem o freio ABS.

As suspensões são de longo curso – telescópica na dianteira e monoamortecida vinculada ao consagrado sistema Pro-Link atrás (com regulagem na pré-carga da mola) – e a XRE 300 ABS conta com exclusivos aros de alumínio (medida 21 polegadas à frente e 18 polegadas atrás) que garantem maior resistência.

Motor – O motor monocilíndro que equipa a XRE 300 ABS é um DOHC (Double Overhead Camshaft) arrefecido a ar, ciclo 4 tempos, de exatos 291,6 cm3.

Alimentado por injeção eletrônica se vale da tecnologia FlexOne que permite a utilização de etanol e gasolina em diferentes proporções. Abastecido apenas com etanol, a potência máxima alcança um pico de 25,6 cv (25,4 cv com gasolina) a 7.500 rpm.

O torque máximo com o combustível de origem vegetal é de 2,80 kgfm (2,76 kgfm com gasolina) a 6.000 rpm.

A transmissão final por corrente está associada a um câmbio de cinco velocidades que tem como grande aliada a embreagem multidisco em banho de óleo, de acionamento macio mas capaz de suportar eventuais maus tratos, tão comuns em situações de trânsito pesado como na prática do off-road.

A Honda XRE 300 ABS será oferecida nas novas cores vermelho (Rally); verde (Adventure); azul e prata. A motocicleta já chegou nas concessionárias da Honda e tem o preço público sugerido de R$ 18,69 (Rally e Adventure) e R$ 18,20 mil para as cores azul e prata, base Estado de São Paulo, não inclusas as despesas com frete/seguro.

A garantia é de três anos, sem limite de quilometragem. São oferecidas sete trocas de óleo gratuitas na rede de concessionárias Honda.