Ibovespa avança e encerra semana no azul

8 de junho de 2019 às 0h03

img
Crédito: Paulo Whitaker/ Reuters

São Paulo – O Ibovespa fechou em alta, na sexta-feira (7), assegurando a terceira semana consecutiva no azul, em meio ao viés de política monetária externa favorável a ativos de risco e novos avanços na pauta de reformas do País.

Índice de referência do mercado acionário brasileiro, o Ibovespa subiu 0,63%, a 97.821,26 pontos. O volume financeiro na sessão somou R$ 11,8 bilhões. Na semana, o Ibovespa acumulou alta de 0,82%.

“Foi um dia bom para ativos de risco no mundo”, afirmou o gestor de portfólio Guilherme Foureaux, sócio na Paineiras Investimentos, citando que o movimento foi liderado pelas bolsas norte-americanas após dados de emprego dos Estados Unidos (EUA).

De acordo com o gestor, os números beneficiaram moedas e bolsas de países emergentes, dado que corroboraram expectativas de juros menores em economias desenvolvidas.

No mês passado, foram criadas 75 mil vagas de emprego fora do setor agrícola dos EUA e os dados de março e abril foram revisados para mostrar geração de 75 mil vagas a menos que reportado anteriormente. Economistas consultados pela Reuters projetavam criação de 185 mil postos de trabalho no mês passado.

STF – Da cena local, repercutiu positivamente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira, de que a venda do controle de subsidiárias de estatais não precisa de aval do Congresso Nacional.

Analistas avaliaram que a decisão é positiva para o plano de privatizações do governo federal, o que agrada agentes financeiros, que veem na venda de ativos mais um componente para melhora da situação fiscal no País.

Também repercutiu positivamente a aprovação na semana pelo Senado de medida provisória que trata do combate a fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na segunda-feira, e do marco regulatório do saneamento básico, na quinta.

Tais episódios referendaram a melhora recente do sentimento no mercado com a agenda econômica no País.

“A probabilidade de aprovação de uma reforma da Previdência robusta tem aumentado, o que tranquiliza os mercados”, destacou a equipe da Verde Asset Management, em relatório a clientes sobre o desempenho do fundo Verde FIC FIM.

“Ainda vemos excesso de pessimismo com crescimento econômico, e isso nos mantém confortáveis com posições de ações, apesar da alta recente”, destacou, afirmando que o fundo aproveitou a volatilidade da primeira metade do mês para voltar a aumentar sua posição em ações brasileiras. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail