Icei recua para 58,4 pontos neste mês

23 de abril de 2019 às 0h02

img
Créditos: David Alves/Divulgação

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) recuou para 58,4 pontos neste mês. Esta é a terceira queda consecutiva do indicador, que caiu 0,2 ponto em fevereiro, 2,6 pontos em março e 3,5 pontos em abril.

Com a maior queda dos últimos meses, conforme pesquisa divulgada ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o índice totaliza 6,3 pontos de recuo nos últimos três meses e volta a ficar abaixo dos 60 pontos, o que não ocorria desde outubro de 2018.

O economista da CNI, Marcelo Azevedo, alerta que, apesar da sequência negativa, a confiança do empresário permanece acima da média histórica, que é de 54,4 pontos. Os indicadores variam de zero a cem pontos. Quando estão acima de 50 pontos mostram que os empresários estão otimistas. Em abril do ano passado, o Icei estava em 56,7 pontos, portanto quase dois pontos abaixo do registrado neste mês.

“Os empresários continuam otimistas, embora mais uma queda no Icei sinalize preocupação em relação ao futuro. A confiança na indústria tende a melhorar se a reforma da Previdência avançar de forma satisfatória no Congresso Nacional”, afirma Azevedo.

De acordo com a pesquisa da CNI, a queda do Icei é atribuída a dois fatores: o recuo das expectativas do empresário e a piora da avaliação das condições de negócios. O Índice de Condições Atuais, um dos tópicos que compõem o Icei, caiu 3,8 pontos e atingiu a marca de 49,8 pontos. O patamar é inferior à linha divisória de 50 pontos, o que aponta que o empresário não notou melhora nas condições correntes de negócios.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail