Inglesa Faro faz aporte de R$ 12 mi em Pirapora

27 de abril de 2019 às 0h02

img
Foto: Pxhere

A Faro Energy, empresa B Corp sediada em Londres que realiza investimentos em projetos de energia solar distribuída na América Latina, inaugurou no fim de março a sua mais nova planta no País no município de Pirapora, no Norte de Minas Gerais.

A unidade faz parte dos planos da companhia em expandir suas operações de forma expressiva no Brasil em 2019, já prevista a inauguração de mais três usinas nos próximos seis meses.

Com investimentos da ordem de R$ 12 milhões, a usina solar possui uma área de 100 mil m² (equivalente a 25 campos de futebol), com 7.680 módulos fotovoltaicos instalados. Isso resulta em uma potência total do sistema de 2,5 megawatt-pico (MWp). A capacidade de geração é de 5.500 MWh/ano, equivalente ao consumo de 3.710 habitações em Minas Gerais, evitando a emissão de aproximadamente 2.500 toneladas de CO2/ano.

O projeto, que levou oito meses para ser conectado à rede da distribuidora local, e teve início operacional no fim de março de 2019, faz parte de um contrato de locação de equipamentos de longo prazo capitaneado pela Faro Energy junto a um grande grupo do setor varejista. O projeto terá por objetivo atender cerca de 300 lojas situadas no Estado de Minas Gerais.

Com o investimento inicial realizado pela própria Faro Energy junto ao cliente do projeto, toda a energia gerada pela usina é enviada para a rede da distribuidora do local onde a planta foi alocada. Com isso, o cliente da unidade pode receber os créditos de energia em qualquer unidade consumidora dentro da área de concessão da distribuidora.

O contrato da planta em Pirapora prevê uma locação em longo prazo, com toda a operação e manutenção do projeto realizada pela própria Faro Energy e por seus parceiros.

“Entendemos que os benefícios da utilização de uma energia limpa, renovável e sustentável, como a solar, é extremamente relevante não só em termos ambientais e de previsibilidade de custos, mas também de retornos financeiros para o cliente», afirma o diretor financeiro e responsável pela operação da Faro Energy no Brasil, Pedro Mateus.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail