Inovação corporativa – formatos e impactos no ecossistema

23 de outubro de 2018 às 0h01

img

BRUNO AUGUSTO PFEILSTICKER*

Trabalho com inovação há quase 20 anos. Neste tempo todo a DMEP tem construído novos produtos e negócios que geraram reinvenção e diversificação, em grandes empresas, e também modelado startups, das mais diferentes naturezas e segmentos. Sempre buscamos fazer com que estes dois mundos conversassem, seja pela utilização de ferramentas do mundo das grandes empresas, nas pequenas, devidamente adaptadas, seja pelo olhar de conexão e busca de sinergias (hoje chamada de serendipidade). No início desta caminhada profissional conversar sobre inovação não era fácil. O tema era árido e os empresários e executivos tinham como mindseta qualidade e produtividade. Não havia muito espaço para discutir o novo.

Hoje isto mudou. A empresa que não discute inovação, seja de que setor ou porte for, corre o risco de parar no tempo e ser suplantada por um novo modelo de negócio, nova proposta de valor dos concorrentes, mudança de comportamento do consumidor, ou mesmo extinção de um mercado.

Em ensaios anteriores foi abordada uma visão mais restrita da inovação corporativa, trazendo alguns conceitos alinhados à criação de novos negócios. Por outro lado, ampliando o olhar neste tema, de forma prática, existem alguns tipos de iniciativas que podem ser conduzidas por uma empresa. A figura 1 ilustra estas diferentes abordagens.

Figura 1 – diferentes abordagens do corporate venture

Os programas de indução são formas de gerar novas linhas de negócios e oportunidades para a empresa mãe. Estas oportunidades podem ser gestadas internamente, a partir de esforço de uma equipe designada para tal, conectada à uma oportunidade específica. Por outro lado, pode ser gerada externamente, via negócios já existentes. Esta abordagem de indução externa pode ter formatos distintos, incluindo-se aí os chamados ciclos de aceleração de empresas, envolvendo equity ou apenas relações comerciais com as empresas aceleradas.

É essencial que se facilite o acesso à formação e cultura em inovação, aos executivos e aos jovens talentos de uma empresa. Sabe-se que esta é uma das maiores lacunas de nosso ecossistema. Assim, participar ou promover programas específicos de formação é um pilar chave da inovação corporativa.

Uma outra forma de exercer a inovação corporativa é através de investimentos a partir de fundos com teses específicas. Neste contexto a empresa mãe passa a buscar oportunidades alinhadas à já referida tese, e investe recursos financeiros e estratégicos para o sucesso das mesmas. Não há um envolvimento handson da empresa mãe, sendo a relação, neste caso, muito focada na gestão do investimento financeiro realizado.

Quando a empresa mãe opta por uma estratégia de geração de novos negócios de forma continuada, estrutura-se uma operação de venture building. Isto nada mais é que a montagem de um processo de construção de novos negócios, em série, o que pode ser compreendido como uma fábrica de oportunidades.

Para uma empresa que inova é essencial estar conectada ao ecossistema. Assim a geração de densidade e conexão é um pilar chave. Gera-se a chamada serendipidade, ou seja, a criação de oportunidades para todos os envolvidos no ambiente. Neste contexto, estar envolvido em eventos e missões de sensibilização pode impactar fortemente o ambiente inovador.

Esta é a nossa visão e representação de formas distintas de praticar a inovação corporativa. Estas iniciativas podem ser conduzidas em sua totalidade, ou não. Devem, no entanto, estar alinhadas aos objetivos estratégicos da companhia. Por outro lado, é importante que a empresa que inova esteja conectada ao ecossistema de inovação. Não só pela oportunidade de conhecer e interagir com os stakeholders, muitas vezes facilitando os processos, mas pela necessidade de impactar o próprio ecossistema, criando um ciclo virtuoso. No próximo ensaio, abordarei estes impactos e as consequências para todos os envolvidos.

*Sócio-diretor da DMEP

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail