Durante muito tempo, a expressão “design” aplicada a produtos teve conotação de exclusividade, sofisticação e também preço alto. Certos de que qualidade deve ser um valor acessível a todos, três amigos se juntaram para abrir a Inversa Arq Decor, no bairro Funcionários, região Centro-Sul de Belo Horizonte. A loja, inaugurada na primeira semana de maio, recebeu investimento de R$ 700 mil.

De acordo com um dos sócios do empreendimento, Takasho Jardim, tudo começou com a abertura de um escritório de arquitetura pelos amigos.

“Quando abrimos o escritório de arquitetura, começamos a pensar na necessidade de criar um ambiente mais acolhedor para o cliente. Estudamos a linha de móveis planejados e acabamos chegando na Inversa. Vimos que a cidade tinha essa necessidade. Os próprios clientes estavam nos demandando desenhar móveis”, relembra Jardim.

O imóvel que abriga a loja tem 308m² e, além do mix, oferece um espaço multiúso, que inclui a Cozinha Inversa e sala multimídia, planejados para encontros gastronômicos, eventos de design e decoração, além de palestras e workshops. A loja também incentiva artistas e designers locais ao agregar produtos criados por eles.

“Nosso objetivo era ter uma loja de 110 metros quadrados, mas quando encontramos esse imóvel, uma antiga agência do Banco do Brasil, não tivemos dúvidas. Apesar de bastante depreciado, ele estava no lugar ideal”, explica o sócio da Inversa.

Uma das exclusividades da loja é o mobiliário fornecido pela Finger, empresa do Rio Grande do Sul, conhecida por seu design europeu, principalmente alemão. A Inversa será a representante exclusiva da marca em Belo Horizonte. Outro destaque é a também gaúcha Uultis.

“Como a nossa proposta é de ser uma casa, temos uma cozinha totalmente funcional, temos um evento as quintas para a gente cozinhar para os clientes, então o atendimento será todo feito por nós. Entendemos que a qualidade e o design podem ser oferecidos para um número muito maior de pessoas se trabalharmos com preço justo e ajudando as pessoas a fazerem as melhores escolhas”, completa o designer de interiores.