Jerson Kelman é eleito o novo presidente da diretoria do Ibram

19 de janeiro de 2019 às 0h01

Rio de Janeiro – O Conselho Diretor do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) elegeu por unanimidade na sexta-feira (18) o engenheiro Jerson Kelman para a presidência da diretoria executiva do instituto, afirmou o presidente do colegiado e diretor da Vale, Luiz Eduardo Osório.

Kelman irá substituir Walter Alvarenga, que concluiu mandato de dois anos e voltará para a função de Assuntos Institucionais, explicou Osório.
Nascido no Rio de Janeiro em 1948, Kelman foi presidente da Sabesp e do Grupo Light, diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), entre outras atribuições.
Osório explicou que a escolha de Kelman ocorre em um momento em que o Ibram busca maior protagonismo e transparência com a sociedade, mostrando a importância do setor para a economia e para a vida das pessoas.

“Kelman é um profissional que tem experiência muito ligada a água, sustentabilidade, questões ambientais de forma geral, o que vem fortalecer e renovar essa liderança, para que possa o Ibram ter mais protagonismo daqui para a frente”, disse Osório.

O presidente do conselho do Ibram destacou ainda que Kelman chega para fortalecer o instituto enquanto o setor de mineração vem passando por uma profunda transformação nos últimos anos, com robustos investimentos em tecnologia e modernização, além de avanços significativos em sustentabilidade e em governança.

“A sociedade precisa entender que o setor de mineração é de fato o celeiro das inovações de referência, a gente está indo rumo a uma indústria 4.0, inteligência artificial… A gente entende que é a indústria das industrias”, afirmou.

A ideia, segundo ele, é que o Ibram tenha “maior diálogo com a sociedade, com a própria imprensa, governos, demonstrando que de fato é uma atividade sustentável, responsável e inovadora”.

A mineração reponde por 36% do saldo da balança comercial brasileira e gera mais de 2 milhões de empregos, entre diretos e indiretos, segundo cálculos do Ibram. O país produz mais de 2 bilhões de toneladas de minérios ao ano, o que movimenta US$ 34 bilhões, tendo por base dados de 2018. Para o período 2018 a 2022, a expectativa das mineradoras é atrair US$ 19,5 bilhões em investimentos privados.

Mining Hub – Mais de 200 pessoas, entre representantes de mineradoras e do governo, incluindo a secretária do Ministério de Minas e Energia, Maria Salum, estiveram na última quinta-feira no prédio do WeWork, para apresentar ao mercado o espaço onde serão desenvolvidos os projetos que integrarão o Mining Hub, iniciativa mineira de inovação aberta do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e em parceria com a Neo Ventures, aceleradora corporativa que realiza projetos inovadores, e 18 mineradoras, fornecedores e startups.

Na abertura do evento, Prabhdeep Singh, Global Head of Operations da We Work Labs, destacou a importância do Hub. “Eu trabalho há 13 anos com inovação, e esse projeto é uma das iniciativas inovadoras mais únicas e impressionantes que eu já vi, de juntar tantas empresas de um mesmo setor para inovar”, disse. Na ocasião, Vinícius Roman, diretor técnico da Neo Ventures, reforçou o papel da inovação aberta nesse processo. “Trabalhar de forma colaborativa, por um propósito comum, contribuirá muito para o setor. Acreditamos que o Hub vai levar as mineradoras para outro patamar”, ressaltou. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail