Lacerda retira sua candidatura ao governo de Minas Gerais

22 de agosto de 2018 às 0h05

img
Em carta, ex-prefeito justifica, alegando que “a velha política conseguir me tirar dessa eleição”

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda, do PSB, anunciou ontem a decisão de retirar sua candidatura ao governo de Minas Gerais nas eleições 2018. O pessebista vinha travando uma disputa com o comando nacional de seu partido, desde que a sigla fechou um acordo com o PT, que incluía a retirada de seu nome da disputa, como uma das contrapartidas para que a legenda permanecesse neutra na eleição presidencial.

Por meio de uma carta, com o título “a velha política conseguiu me tirar desta eleição”, o ex-prefeito afirmou que irá se desvincular do PSB. “A impossibilidade do julgamento definitivo do assunto, desenhada nos últimos dias no âmbito da Justiça Eleitoral, conduz esta insegurança jurídica até a véspera do 1º turno, o que me leva a retirar minha candidatura”, declarou Lacerda.

Na carta, Marcio Lacerda chamou o acordo entre PSB e PT de “antidemocrática e arbitrária” e afirmou que “resistiu” à aliança. “Minha indignação não aceitou essa negociata, essa imposição que agride não apenas a minha candidatura, mas a vontade soberana dos mineiros”, disse.

Pelo acordo, o PSB deveria rifar a candidatura de Lacerda em Minas, para apoiar a tentativa de reeleição do atual governador, Fernando Pimentel (PT), enquanto os petistas retirariam as pretensões de Marília Arraes (PT) de concorrer ao governo do Pernambuco.

Mesmo com o acordo, Lacerda vinha mantendo a candidatura, chegando a registrá-la no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). O ex-prefeito entrou no TRE e no Tribunal Superior de Eleitoral (TSE) com pedidos para tentar continuar na disputa.

O ex-prefeito também explicou que deixará o partido por conta dos “reflexos” deste acordo. “Infelizmente, este conchavo de sua direção nacional terá reflexos ainda mais profundos no PSB e, principalmente, nos olhos de quem enxergava neste partido alguma coisa diferente na vida partidária deste País”, afirmou.

Na carta, Marcio Lacerda agradeceu o presidente da Assembleia Legislativa, Adalclever Lopes (MDB), candidato a vice, e ao deputado federal, Jaime Martins (PROS), que disputaria o Senado. “quero agradecer profundamente a todos os partidos, dirigentes, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, enfim, todos os políticos de bem que estiveram ao nosso lado neste momento e que também estão profundamente indignados”, declarou.

A coligação de Marcio Lacerda contava com MDB, PDT, PROS, PV, PRB e Podemos. Os partidos se reuririam na tarde de ontem para definir os rumos da chapa. (AE)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail