Lafaete investe R$ 12 mi em renovação da frota

5 de setembro de 2018 às 0h05

img
Lafaete comprou 36 novos equipamentos, incluindo retroescavadeiras, pás carregadeiras e caminhões basculantes

Com o investimento de R$ 12 milhões no primeiro semestre, a Lafaete, empresa mineira de locação de equipamentos e soluções construtivas, espera aumentar o seu faturamento em cerca de 7% no ano que vem. O montante foi aplicado na compra de novo maquinário e renovação da frota que, por abarcarem uma tecnologia mais avançada, vai gerar para os clientes uma economia em torno de 15%.

“A principal economia é no combustível”, pontua o gerente nacional de equipamentos da empresa, Felipe Silva. Segundo ele, o uso de novas tecnologias, como de monitoramento por satélite, proporciona melhor acompanhamento do cliente já que é possível saber, por exemplo, quantas horas por dia a máquina tem trabalhado, se ficou ociosa por algum momento ou se esteve parada com o motor ligado.

Os 36 novos equipamentos, incluindo retroescavadeiras, pás carregadeiras, caminhões comboio e caminhões basculante, somados aos produtos já existentes na empresa, somam 600 máquinas. As novidades já começaram a chegar neste mês e 70% delas já têm contratos fechados.

“Acredito que o que tem impulsionado este mercado é a área da mineração, que está bastante aquecida”, comenta Silva. Além dela, outro principal mercado da empresa é o de construção civil.

Ao todo, a Lafaete tem 11 unidades no Brasil, sendo a sede em Belo Horizonte, outra unidade em Contagem, e as demais filiais alocadas nos estados de São Paulo, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia e Rio de Janeiro.

Seguindo o plano de expansão, novas unidades serão abertas no ano que vem, na Bahia e no Ceará. Espalhar filias pelo País também é uma forma de reduzir os valores. “Isso diminui muito o custo do cliente com logística, além de garantir uma manutenção mais presente”, conta Silva.

Mais foco na indústria – Também como uma forma de reduzir os custos e os impactos ambientais, a empresa está destinando 10% de seu faturamento em pesquisa e novas tecnologias na área de gestão ambiental.

“O nosso foco era muito grande na construção civil, mas estamos abrindo mais para a área industrial, em função da recuperação de mercado. A indústria está recuperando mais rapidamente, então, vamos ampliar o nosso foco e investir também nisso”, explica a gerente da área de Gestão Ambiental da Lafaete, Ester Silva Couto.

A proposta é reduzir os impactos ambientais. “Já temos uma atuação grande na área de mineração, mas outras indústrias também estão vindo com essa proposta. A ideia é reduzir o impacto ambiental e mitigar o resíduo gerado, destiná-lo da melhor forma possível e reforçar o reaproveitamento nas cadeias produtivas”, explica.

Segundo ela, além dos ganhos ambientais, o investimento nesta área também vai permitir uma redução de custo em torno de 30% para os clientes.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail