(da esquerda para a direita) Marco Braga, Fabrício Massula, Rodrigo Carvalho e Franklin Lucas, à frente da mineira Lett - Crédito: Divulgação

A Lett, empresa mineira de tecnologia, é uma das 100 startups mais inovadoras do País, segundo o ranking 100 Startups to Watch. O programa é promovido pela “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, “Época Negócios” e consultorias Corp.vc e EloGroup.

A proposta é reconhecer empresas com potencial para transformar mercados, impactar consumidores e otimizar os processos operacionais das indústrias. Foi realizada uma análise criteriosa do potencial de inovação das empresas participantes, tração comercial, equipes e captação de investimento, além da maturidade operacional da startup e a experiência dos fundadores.

No total, mais de 2 mil empresas participaram do processo seletivo e Minas Gerais levou oito startups para a classificação final, reforçando o potencial inovador do Estado.

No caso da Lett, a curadoria do programa analisou os produtos criados pela empresa para conectar indústrias e varejistas do segmento on-line.

A Lett atua no mercado de Trade Marketing Digital, um conceito que vem se popularizando no Brasil quando se fala em e-commerce. A startup utiliza inteligência artificial para dar visibilidade para que indústrias possam compreender como seus produtos são vendidos em diversas lojas on-line.

Dessa forma, os fabricantes conseguem analisar métricas de preço, sortimento, disponibilidade dos itens para o consumidor, sell-out, posição dos produtos nas buscas nos e-commerces, avaliações e comentários e quais são as informações dispostas nas páginas de produtos.

Por outro lado, os varejistas também se beneficiam pelas soluções da startup ao ter acesso a todas as informações dos produtos em uma única plataforma abastecida pelos fabricantes. Assim, os e-commerces conseguem manter imagens, título, descrição, vídeos e conteúdos ricos sempre atualizados e corretos. Esses fatores são fundamentais para a experiência de compra on-line e o aumento de vendas.

Atualmente, a Lett possui mais de 300 marcas como clientes, sendo algumas delas Nestlé, Ambev e P&G. Além disso, está conectada com mais de 200 e-commerces pelo Brasil, como Americanas, Magazine Luiza e Ponto Frio.

Nos últimos cinco anos, a empresa vem se destacando no mercado nacional e também na América Latina. Em 2018, a Lett teve um salto de crescimento de 250% e para 2019 as expectativas de expansão são ainda maiores.

Davi Song, CEO da Lett, explica que enxerga o primeiro trimestre do ano com pontos positivos e vê a participação da empresa no ranking das 100 Startups to Watch como incentivo de crescimento.

“É muito gratificante receber esse reconhecimento, um marco importante para a Lett. Isso mostra o trabalho duro e focado de uma equipe fantástica que construímos. E esse é apenas começo de uma jornada incrível, com muitas novidades e inovações!”, conclui Song.