Paula Laudares: talento satisfeito torna a empresa mais competitiva - Foto: Michele Mulls

“Como Transformar o Potencial em Resultados – Potencial dos Indivíduos, das Organizações e do Mercado” é a pergunta que a autora e consultora Paula Laudares promete responder em seu mais recente livro. A proposta é tratar o tema de maneira simples e direta, entendendo que o potencial da organização é a soma do potencial das pessoas com o potencial do mercado.


“Há 20 anos trabalho como consultora e nos últimos três apoiei duas startups. Ao longo desse tempo pude ver que no geral existe pouco investimento nas pessoas e o grau de investimento delas próprias na construção das carreiras é também muito baixo. Com as startups é diferente. Esse potencial está muito claro porque elas são tocadas por quem já tomou essa decisão. Elas demonstram que quando você apoia o potencial das pessoas a empresa e o mercado crescem”, explica Paula Laudares.


A autora propõe, ao longo da obra, uma série de exercícios que convidam o leitor à reflexão. Eles estimulam a tomada de consciência sobre o potencial existente nos indivíduos, nas organizações e no mercado. A partir disso é hora de partir para a ação, atitudes pessoais capazes de gerar melhores resultados.


“Apesar de serem exercícios simples, eles exigem uma dose de coragem. Não é fácil ser honesto consigo mesmo para identificar qualidades e necessidades. É preciso um interesse genuíno em evoluir”, pontua a consultora.


E o que vale para as pessoas também vale para as organizações. Investir de forma continuada nas pessoas traz resultados positivos para o clima organizacional, para o engajamento e, claro, para o resultado do negócio. Empresas em que os talentos estão bem alocados e satisfeitos se tornam mais competitivas. Esse é um trabalho coletivo que pode ser coordenado pelo departamento de recursos humanos (RH).


“Se a pessoa faz esse movimento é um passo, mas não basta. A organização também precisa olhar para os seus talentos aplicando a mesma metodologia. Se isso acontecer nos dois níveis, o próprio mercado vai reagir. Isso aumenta a maturidade de todos. Investir em pessoas tem um custo, mas os resultados positivos, inclusive financeiros, são muito maiores. Por isso quis aplicar tudo o que já vivi de maneira simples. Qualquer pequena empresa pode aplicar o método gastando muito pouco”, afirma a escritora.


A obra está disponível nas lojas da Livraria Leitura; no site www.amazon.com, na forma de e-book o no site da autora www.paulalaudares.com.br.

“Quem” – Paula Laudares é consultora e empreendedora. Atualmente, lidera a operação da Kienbaum – empresa alemã de consultoria – em Belo Horizonte, onde também é sócia e investidora de duas startups: a VIK e a Rede Acelera.

Em sua trajetória, teve atuação na área comercial da Unilever, trabalhou como consultora em gestão estratégica no Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG, atualmente Falconi) e como pesquisadora da Fundação Dom Cabral (FDC). É graduada em engenharia química pela UFMG e mestre em administração pela Universidade de Londres.

Paula Laudares também é autora do livro “Gestão Estratégica – o Caminho para a Transformação”, lançado em 2008, e coautora e organizadora do livro “A cadeia de valor em saúde: uma proposta de reorganização da atenção na saúde suplementar” de 2009.