Lucro líquido da Basf cai 10% e atinge US$ 1,37 bi

27 de outubro de 2018 às 0h01

São Paulo – A companhia alemã de produtos químicos Basf anunciou que o lucro líquido no terceiro trimestre deste ano, encerrado em 30 de setembro, caiu cerca de 10% na comparação com igual período do ano passado, para 1,20 bilhão de euros (US$ 1,37 bilhão). Em igual trimestre do ano anterior, o lucro líquido da empresa havia alcançado 1,34 bilhão de euros.

A Basf atribuiu o desempenho negativo no terceiro trimestre à desconsolidação do negócio de petróleo e gás e ao impacto dos baixos níveis de água do Rio Reno na capacidade de produção de sua sede. A empresa química já havia alertado o mercado de que seu lucro seria menor do que o projetado após fusão de sua subsidiária de energia.

Em compensação, as vendas cresceram 7,4% no período, para 15,60 bilhões de euros, ante 14,52 bilhões de euros em igual período do ano anterior.

De acordo com a companhia, o incremento no faturamento deve-se aos preços mais altos em todas as suas divisões e a aquisição de negócios da Bayer no início do ano. Já o Ebitda (lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) apresentou declínio de 18%, de 2,6 bilhões de euros para 2,2 bilhões de euros.

Analistas previam um lucro de 1,16 bilhão de euros e vendas de 15,25 bilhões de euros. Apesar do resultado ser superior ao esperado no lucro, as ações da empresa caíram quase 1,7% na Bolsa de Frankfurt.

Na Divisão de Soluções Agrícolas, as vendas da Basf no terceiro trimestre de 2018 aumentaram 26%, de 987 milhões de euros para 1,2 bilhão de euros. O desempenho, segundo a companhia, deve-se à aquisição de negócios e ativos da Bayer em agosto de 2018.

Apesar do resultado positivo, os efeitos cambiais pesaram negativamente sobre as vendas. Na América do Sul, o maior volume e preço nas vendas de fungicidas e inseticidas contribuíram para o incremento no resultado total.

O grupo confirmou a perspectiva de crescimento lento das vendas e dos lucros em 2018, além de reiterar um recuo significativo no Ebitda. No comunicado, a Basf informou, ainda, que considera vender um ou uma série de seus negócios de produtos químicos de construção no decorrer de 2019. (AE)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail