Malls de BH investem R$ 9,5 milhões no Natal

14 de novembro de 2018 às 0h10

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A atração do Diamond Mall é a Fábrica de Brinquedos - Foto: Carol Reis

O cenário de recuperação lenta da economia não vai frear as campanhas de Natal nos shopping centers de Belo Horizonte. Os centros de compra estão investindo pesado na decoração e sorteios e esperam incremento de até 10% nas vendas no comparativo com 2017. Juntos, seis centros de compras da Capital consultados pela reportagem vão investir cerca de R$ 9,5 milhões para garantir o “encanto” da data. Se de um lado há pesquisas apontando alto endividamento das famílias – o que compromete o poder de compra –, do outro há perspectiva de aumento de otimismo por parte dos consumidores com a definição eleitoral, analisam gerentes de marketing dos shoppings.

Com aporte de R$ 3 milhões, o BH Shopping, na região Centro-Sul da Capital, responde pelo investimento mais robusto na campanha natalina. O gerente de marketing do centro de compras, Renato Tavares, informou que ontem foi realizada a reunião trimestral da associação dos lojistas e o tom foi de otimismo. Ele avaliou que o varejo percebe que a expectativa dos consumidores está mais positiva. “Estando mais esperançosos com o que vai acontecer no País, as pessoas ficam mais tranquilas para presentear”, ressaltou. O mall não divulga expectativas de resultados.

O gerente-geral do Minas Shopping (região Nordeste), Fábio Freitas, considera que o cenário pós-eleição deixou os consumidores mais otimistas, o que deve se refletir no Natal. “Já há sinais de melhoras”, disse. O centro de compras investiu R$ 1,5 milhão na campanha de fim de ano e aguarda aumento de 15% no fluxo e incremento de 10% na receita em relação a igual período do ano passado.

No Diamond Mall, na região Centro-Sul da Capital, o investimento na campanha de Natal é de R$ 1,5 milhão. A gerente de marketing do mall, Flávia Louzada, ressaltou que há expectativa de aumento na confiança do consumidor e que os lojistas estão otimistas quanto aos resultados. “Estamos preparando uma gama de novidades para trazer magia do Natal para o consumidor”, adiantou. O Diamond não divulga as expectativas para a data comemorativa.

Também amparado na expectativa do aumento de confiança por parte do consumidor, o Pátio Savassi, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, projeta crescimento de 10% nas vendas em relação ao ano passado, segundo informou o gerente de marketing, Marcelo Portela. O investimento na campanha é de R$ 1,5 milhão. “A definição do quadro eleitoral deixou o cenário mais positivo e o consumidor mais confiante”, disse. Ele apontou ainda o forte caráter emocional da festa. “O Natal é uma festa de emoção e de família. As pessoas fazem questão de presentear”, argumentou.

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Decoração e sorteios são estratégias

Diversão – Atrações gratuitas estão entre as apostas do Shopping Cidade, também na região Centro-Sul da Capital, segundo informou a gerente de marketing Carolina Vaz. “A pessoa se diverte gratuitamente e assim pode gastar um pouco mais com os presentes”, diz. O investimento na campanha foi de aproximadamente R$ 1 milhão. A expectativa é que os resultados cresçam cerca de 10% em relação ao ano passado. De acordo com ela, a perspectiva positiva está ampara na campanha interativa e na possibilidade de melhoria econômica após o período eleitoral.

No Boulevard Shopping, na região Leste, o investimento girou em torno de R$ 900 mil. A expectativa é de alta no fluxo de 5%, mas a perspectiva de vendas não é divulgada. “Com a entrada de novas lojas, o shopping sentiu pouco o momento de crise. E, para o Natal, a expectativa é muito boa. Algumas lojas inauguradas no final do ano passado vão ajudar nos resultados”, disse o gerente de marketing do Boulevard, Pedro Barbosa.

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