Mercado corta projeção de crescimento do País pela 12ª semana consecutiva

21 de maio de 2019 às 0h02

São Paulo – As expectativas para a economia e a produção industrial neste ano voltaram a cair em pesquisa Focus divulgada pelo Banco Central (BC) ontem, depois que o BC apontou “probabilidade relevante” de recuo da economia no primeiro trimestre.

Diante desse cenário, a pesquisa mostrou ainda que o mercado passou a ver a política monetária ainda mais frouxa no próximo ano.

Para o Produto Interno Bruto (PIB), a estimativa de crescimento para 2019 no Focus passou a 1,24%, de 1,45% na semana passada, na 12ª semana seguida de redução, com as contas para a indústria caindo 0,23 ponto percentual, a 1,47%. Para 2020, o cenário para o PIB e para a produção industrial não mudou, respectivamente de expansões de 2,50% e 3,00%.

Na semana passada, a morosidade da economia brasileira foi abordada duas vezes pelo BC. Na ata da reunião em que manteve a taxa básica de juros em 6,5%, a autoridade monetária citou o risco de que o PIB tenha recuado ligeiramente no primeiro trimestre deste ano sobre os três meses anteriores.

Dias depois, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, expressou decepção em relação ao desempenho recente da economia, mas ressaltou que o banco não pode trocar inflação controlada por crescimento econômico.
A pesquisa semanal mostrou ainda que, para a taxa básica de juros, Selic, os economistas ainda a veem no atual patamar de 6,5% ao final deste ano. Mas, para 2020, a conta caiu a 7,25%, de 7,5%. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail