Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Com nova motorização e detalhes inéditos de estilo e tecnologia, o modelo Mercedes AMG CLS 53 4MATIC+ está chegando ao Brasil, introduzindo o conceito de coupé com quatro portas.

O modelo conta com a nova motorização de 6 cilindros em linha da marca: o motor eletrificado 3.0, alimentado por um duplo compressor atuado pelos gases de exaustão e um inédito compressor elétrico auxiliar.

Em situações normais, esse motor disponibiliza 435 cv de potência e um torque máximo de 520 Nm. Ele conta, também, com o auxílio do motor de arranque/alternador EQ Boost, que pode fornecer, em momentos determinados, 22 cv de potência adicional com mais 250 Nm de torque.

Além disso, o equipamento alimenta o sistema elétrico embarcado de 48 V. Outros destaques tecnológicos do CLS 53 incluem a transmissão Speedshift TCT 9G e o sistema de tração integral AMG Performance 4MATIC+.

De acordo com a Mercedes, o CLS 53 4MATIC+ acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,5 segundos e atinge uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

Com os cinco modos de condução do Dynamic Select (Eco, Comfort, Sport, Sport+ e Individual), ao toque de uma tecla o motorista pode individualizar ainda mais as características do CLS 53 para se adequarem às suas preferências pessoais.

A gama disponível varia de eficiente e confortável a muito esportiva. Os modos selecionados alteram parâmetros-chave, como a resposta do motor, transmissão, suspensão e direção.

Independentemente dos programas de condução, o motorista tem a opção de pressionar a tecla M para mudar diretamente para o modo manual, no qual as mudanças de marchas são executadas exclusivamente utilizando as aletas do câmbio posicionadas no volante. Os acertos da suspensão também podem ser selecionados, caso desejado.

Leia também:

Novo coupé conta com suspensão pneumática

Design – O modelo introduz a nova linguagem de design da Mercedes-Benz, que em breve estará presente em todos os modelos da marca, caracterizada pelas linhas mais simples e superfícies com menos vincos que reforçam a sofisticação dos veículos.

O CLS 53 4MATIC+ traz uma grade frontal caracterizada pela dupla lâmina horizontal, a saia dianteira com design A-wing (o defletor aerodinâmico tem o aspecto da letra “A”), soleiras laterais exclusivas da AMG, a traseira com difusor e o acabamento das ponteiras redondas do escapamento em cromo de alto brilho.

Sistema elétrico de 48 volts – A energia para o sistema elétrico embarcado de 48 volts é gerada pelo motor de arranque/alternador EQ Boost. A rede convencional de 12 volts também á suprida pelo novo sistema por meio de um conversor de tensão. Com isso, a capacidade total das baterias do veículo foi aumentada, disponibilizando mais energia elétrica e, assim, permitindo também que novas funções inovadoras sejam introduzidas.

O sistema elétrico embarcado de 48 volts é o primeiro passo em direção ao futuro híbrido da AMG. Além disso, a mesma energia requer apenas um quarto da corrente de um sistema convencional. O resultado é que a fiação pode ser mais fina e consequentemente mais leve, o que indiretamente contribui para economizar combustível.

O sistema de 12 volts existente fornece energia para pontos de consumo como luzes, cockpit, displays do sistema de informação e entretenimento e as unidades de controle.

Interior – O interior impressiona os ocupantes com detalhes exclusivos e materiais sofisticados. O maior destaque é o inovador conceito de display e controle com mostradores brilhantes de alta resolução e uma tela panorâmica de 12,3 polegadas na diagonal.

Visualmente, os dois displays se unem sob uma cobertura de vidro formando um cockpit panorâmico que, como um elemento central, dá ênfase à orientação horizontal do design interno do veículo.

Como o conjunto de instrumentos, esse cockpit panorâmico contém um grande mostrador com instrumentos virtuais no campo direto da visão do motorista, assim como um display central acima do console central.

Como o equipamento é totalmente digital, o condutor pode optar entre três diferentes estilos de mostradores (Classic, Sporty e Progressive), bem como configurar a seu gosto as informações e dados que considerar mais importantes.

Por meio do menu AMG, é possível conferir a temperatura do motor e do óleo, a aceleração lateral e longitudinal, potência do motor e torque momentâneos, pressão de alimentação, temperatura e pressão dos pneus, além do setup momentâneo do motor.

As teclas Touch Control sensíveis ao toque no volante respondem a movimentos de arrasto. Elas permitem que o condutor controle todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante.

O sistema também pode ser operado por meio da superfície de toque com controlador posicionada no console central e pelo controle vocal. O controle por voz foi ampliado para incluir também as funções do veículo.

Agora, o ar-condicionado e o aquecimento/ventilação dos bancos, luzes internas e o display head-up opcional também podem ser controlados por comandos vocais.
A síntese de exclusividade e esportividade é reforçada pelos bancos esportivos com visual integral, com acabamento com layout AMG e logotipo de marca, cintos de segurança vermelhos e elementos de acabamento em fibra de carbono ou fibra de vidro em prata fosco. O interior reforça a esportividade do modelo com o novo volante AMG Performance de série em couro nappa.

No CLS 53 4MATIC+, os bancos integrais com apoios de cabeça ajustáveis também foram redesenhados e aperfeiçoados em termos de forma, cor e escolha de material. Isso inclui todos os aspectos relacionados à otimização do conforto, ergonomia, esportividade e segurança.

A fileira de bancos traseiros também foi redesenhada, com três bancos em tamanho normal. O encosto do banco, que pode ser rebatido na razão 40:20:40, assim como os apoios de cabeça com altura ajustável, permitem maior flexibilidade e praticidade no dia a dia.