Meta é vender 5 bi de euros em orgânicos

2 de outubro de 2018 às 0h05

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Crédito: REUTERS/Regis Duvignau

São Paulo – O Carrefour Brasil lançou ontem um programa para fomentar as vendas de produtos saudáveis, incluindo itens de produção regional e orgânicos. A companhia estabeleceu uma meta de duplicar a participação de produtos orgânicos nas vendas de itens frescos até 2020.

Em todo o mundo, o grupo varejista francês Carrefour espera vender com o programa cerca de 5 bilhões de euros em produtos orgânicos até 2022, como resultado de uma série de ações e investimentos para ampliar o acesso de consumidores a alimentos saudáveis e de qualidade, disse ontem o presidente do Carrefour Brasil, Noël Prioux.

O movimento, batizado de “Act for Food”, nasceu na França no início de setembro e agora está sendo expandido para os mais de 30 países em que o Carrefour atua, sendo parte de um compromisso de longo prazo para transformação global da companhia, incluindo esforços para transição alimentar e digitalização.

“O Act for Food reúne iniciativas para ampliar a oferta de alimentos naturais e saudáveis, por meio de serviços omnicanais, preços acessíveis e pelo controle de qualidade desde a origem”, disse Prioux durante evento de lançamento do programa.

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Parcerias no País – No Brasil, o grupo varejista pretende dobrar até 2020 a participação de orgânicos no total de produtos vendidos em relação a 2017. A estratégia inclui novas parcerias com produtores locais para aumentar a oferta de itens frescos regionais nas lojas, afirmou o executivo.

Segundo ele, o plano é que aproximadamente 20% das categorias com produtos orgânicos no Brasil seja de origem regional.

Prioux ressaltou que ações concretas já foram tomadas no Brasil, entre elas a parceria para produção sustentável de bezerros no Mato Grosso, que prevê investimento de mais de 3 milhões de euros até 2020 em mais de 450 propriedades produtores.

O Carrefour também pretende ampliar o portfólio de marcas próprias, além de expandir até o fim do ano o Programa Únicos, que comercializa com descontos alimentos fora do padrão estético tradicional.

De acordo com Prioux, 50 lojas da bandeira Carrefour em São Paulo terão um corredor que reunirá produtos orgânicos, naturais, frescos e para dietas restritivas. Para 2019, o objetivo é ter 100% das lojas Carrefour em formato super e hiper dentro da iniciativa.

O executivo não informou o valor que será desembolsado na reforma das lojas no Brasil nem forneceu uma estimativa do investimento total na implementação do movimento “Act for Food” no Brasil e no restante do mundo.

Por volta das 12h40 (horário de Brasília), as ações do Carrefour Brasil, que não fazem parte do Ibovespa, recuavam 0,68%, cotadas a R$ 14,71. Em 2018, o papel acumula baixa de pouco mais de 2,5%.

Cenário econômico – O presidente do Carrefour comentou ainda sobre o cenário econômico brasileiro. Ele considerou que o ambiente de incerteza tem um impacto nas decisões do consumidor, que deixa de estar disposto a gastar. “Ele fica esperando um pouco para ver qual será a situação econômica”, avaliou.

Do ponto de vista de decisões de investimento do grupo, Prioux afirmou que a empresa tem confiança no Brasil. Ele ponderou que a discussão política tem impactado o câmbio, mas considerou que o ritmo de crescimento no País nunca foi “uma linha reta” e que tem altos e baixos. (Reuters/AE)

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