Mineira Emap cresce acima de 100% ao ano

12 de fevereiro de 2019 às 0h05

img
O Praia Clube, localizado em Uberlândia, conta com 156 placas de captação de energia - Divulgação

Especializada na implantação de usinas fotovoltaicas, a Emap Solar, sediada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tem na sua liderança a firmeza da bióloga Miriam Penna Diniz. À frente da Emap Montagens, empresa de montagens industriais, fundada pelo pai, a empresária viu um novo mercado se abrir ao ser contatada para orçar a obra de montagem da usina fotovoltaica do estádio Mineirão, em 2012.

Dali pra frente, ela aprofundou os conhecimentos em uma tecnologia ainda rara no Brasil e, se já participava de um seleto grupo de mulheres que comandam empresas do setor de construção civil, passou a ser pioneira em um dos mercados que mais crescem no mundo.

No comando de uma equipe extremamente qualificada de engenheiros especialistas, composta por 13 profissionais e em fase de contratação, a empreendedora coordena obras de diferentes portes em todo o Brasil. Entre outros reconhecimentos, foi a ganhadora do Prêmio Grandes Mulheres 2017, oferecido pela Revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios (PEGN) e Facebook.

Ela esteve na Emap Montagens entre 2006 e 2014, quando a Emap Solar se tornou independente. “Em 2010, fomos contratados para fazer a montagem industrial no Mineirão. Em 2012, outras empresas nos chamaram para orçar a usina. Não tínhamos experiência nesse segmento e ali percebi que era uma grande oportunidade. A partir disso, começamos a receber muitas consultas. Foi assim que surgiu a Emap Solar dentro da Montagens. Em 2014, as empresas se separaram e eu assumi a presidência da Solar. Esse é um ramo muito masculino. Existem poucas empresas dedicadas à montagem de grandes usinas e existem ainda menos mulheres dentro delas.

Acho que temos como diferencial um cuidado maior com a entrega. Sempre digo que precisamos ser precisos e cuidadosos”, relembra Miriam Diniz.
Mais que dobrando a cada ano, a empresa acompanha o ritmo do mercado nacional. As áreas de negócios da Emap Solar são:

Leia também:

Mineira Emap cresce acima de 100% ao ano

Consultoria – Empresa independente que proporciona serviços de engenharia e consultoria de alto valor agregado no setor de energias renováveis;

Integração de EPC – Projeta e fornece todos os equipamentos e constrói usinas fotovoltaicas para empresas, pessoas físicas e investidores;

Operação de Manutenção (O&M) – Serviço de gestão da usina fotovoltaica após a entrada em operação.

“Apesar de existirem muitas empresas vendendo tecnologia, existem poucas voltadas para a instalação de grandes usinas. O Brasil é um país de grandes oportunidades não só para a instalação de usinas, diante das suas condições naturais, mas também no desenvolvimento de tecnologia. Temos empresas fazendo trabalhos importantes, inclusive em Minas Gerais. O Estado, aliás, tem um papel de protagonismo no número de unidades instaladas. A instalação de fazendas fotovoltaicas em áreas com menor índice de desenvolvimento econômico, como o Norte de Minas, tem levado negócios e valorização da mão de obra e da terra para esses territórios”, destaca a CEO e diretora de Novos Negócios da Emap Solar.

De acordo com o Estudo Estratégico – Mercado Fotovoltaico de Geração Distribuída – 1º Semestre 2018, desenvolvido pela Greener Engenharia e Sustentabilidade, Minas Gerais é o estado com maior potência conectada à rede, com 32.746 kWp. Além disso, é o estado com maior número de sistemas conectados à rede, com 4.161 conexões.

“Apesar dos poucos incentivos para o desenvolvimento e o uso da tecnologia, ela avança porque temos uma conta de energia muito cara e os equipamentos estão cada vez mais baratos. A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) prevê um crescimento exponencial. Em 2040, a energia fotovoltaica será responsável por 32% da nossa matriz energética. Hoje não passamos de 1%. As energias renováveis são um caminho porque, mesmo intermitentes, elas podem ser estocadas e podem nos ajudar a baratear custos e garantir o abastecimento com uma matriz mais limpa ao integrar o mix de fontes”, pontua a empresária. (DM e TB)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail