Montadoras dos EUA estão otimistas para 2019

4 de janeiro de 2019 às 0h01

Detroit (EUA) – Montadoras de veículos dos Estados Unidos (EUA) minimizaram queda de vendas no País em dezembro e demonstraram otimismo sobre 2019, apesar de economistas alertarem que o aumento da taxa de juros vai pesar sobre a decisão de compra de consumidores neste ano.

“Apesar da recente turbulência do mercado, os dados que nós temos sugerem que a economia continua sob bases sólidas neste ano novo”, disse a economista-chefe da Ford, Emily Kolinski Morris. “Consumidores parecem estar passando pela volatilidade do mercado para se focarem em continuação de condições positivas de trabalho e renda”.

Mas a analista Michelle Krebs, da Cox Automotive, afirmou que uma reforma tributária nos EUA impulsionou as vendas em 2018 e que os consumidores elevaram suas compras com receio de aumento de tarifas pelo governo Trump, além da alta dos juros.

A Ford registrou queda de 8,8% nas vendas em dezembro, com declínios em carros, utilitários esportivos e picapes.

Já a GM divulgou baixa de 2,7% nas vendas do quarto trimestre, com declínios registrados nas marcas Chevrolet, Cadillac e Buick. A montadora espera que as vendas de veículos novos como um todo nos EUA tenham atingido 17,3 milhões de unidades em 2018, pequeno aumento sobre 2017.

Otimismo – E, embora analistas da indústria digam que as vendas devem cair em 2019, as montadoras se mostram otimistas sobre o mercado. “Estamos muito otimistas sobre picapes em 2019”, afirmou Kurt McNeil, vice-presidente de vendas da GM nos EUA. “Estamos confiantes porque temos mais lançamentos neste ano de picapes e crossover e a economia está forte”.

As vendas da Toyota nos EUA em dezembro recuaram 0,9% na comparação anual. A montadora japonesa registrou queda de 16,5% nas vendas de carros de passeio, mas teve alta nas vendas de utilitários e picapes.

A Fiat Chrysler foi na contramão, apurando alta de 14% nas vendas de dezembro. As vendas das marcas Jeep e Ram subiram 10% e 37%, respectivamente, no mês passado. “Vemos as vendas continuando sólidas em 2019”, destacou Reid Bigland, diretor de vendas da FCA para os EUA em comunicado.

Com base nas expectativas de dois aumentos de juros este ano, a Cox Automotive prevê que as vendas de veículos nos EUA em 2019 vão somar 16,8 milhões de unidades. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail