MRV utiliza sistemas de reaproveitamento

22 de março de 2019 às 0h04

img
Água usada na lavagem da betoneira da obra é reutilizada após passar por decantação - Créditos: DIVULGAÇÃO

O alerta foi dado! Cerca de 40% da população mundial viverá em 2050 em áreas de grave estresse hídrico (quando a demanda por água é maior do que a sua disponibilidade e capacidade de renovação).

Isso porque, nos próximos 30 anos, a demanda mundial, segundo Relatório Mundial das Nações Unidas, deverá aumentar em 55%. No dia em que se comemora o Dia Mundial da Água (22 de março), fica a questão: o que você vem fazendo para diminuir o consumo e o desperdício desse líquido tão precioso para a vida?

Empresas como a belo-horizontina MRV, por exemplo, vem utilizando sistemas de reaproveitamento de água. O reúso vem sendo apontado por instituições especializadas como uma estratégia para driblar a falta de água. Tanto que, de acordo com dados do relatório Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil 2018, produzido pela Agência Nacional de Águas (ANA), a meta proposta para até 2030 é que o Brasil faça o reúso não potável direto de 13 m³/s, o que representaria 4% do total de água reutilizada no mundo.

O reaproveitamento já acontece na MRV em diversas frentes, como no canteiro de obras e nos condomínios. Em uma delas, por exemplo, a água é coletada através das coberturas dos edifícios e/ou edificações da área comum do empreendimento e direcionada para pontos de utilização, como bacia sanitária da guarita e torneiras de jardim.

Nos apartamentos também são utilizados produtos economizadores, como redutores e arejadores nas torneiras e bacia sanitária dual flush de 3 e 6 litros.

A água coletada das coberturas dos barracões de obra é utilizada na limpeza do canteiro. Já água usada na lavagem da betoneira da obra (equipamento para misturar materiais da construção civil) e da bica do caminhão da concreteira é reutilizada após passar por um processo de decantação.

“Acreditamos e investimos em iniciativas que respeitam o meio ambiente, tanto que em todas nossas obras são instalados sistemas que possibilitam o reaproveitamento de água durante as atividades. Tais medidas são definidas nos nossos Selos de Sustentabilidade (Selo MRV+Verde e Selo Obra Verde MRV), que são mensalmente monitorados pelo setor de Meio Ambiente da empresa e, anualmente, por auditoria externa de órgão independente. Com essas ações todos saem ganhando, pois, além de contribuir para a preservação dessa fonte, também traz uma economia para a empresa e para os clientes”, conta o gestor executivo de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) da MRV, José Luiz Esteves da Fonseca.

Além do reúso de água nos canteiros de obras, também está nas diretrizes de responsabilidade social e ambiental da MRV a preservação das áreas verdes nativas existentes no entorno de seus empreendimentos e a implantação de ambientes mais arborizados. Com isso, nos últimos oito anos, mais de 1 milhão de árvores foram plantadas pela construtora.

Além do reúso de água nos canteiros de obras, também está nas diretrizes de responsabilidade social e ambiental da MRV a preservação das áreas verdes nativas existentes no entorno de seus empreendimentos e a implantação de ambientes mais arborizados. Com isso, nos últimos oito anos, mais de 1 milhão de árvores foram plantadas pela construtora.

Panorama dos recursos hídricos no mundo:

• 97,5% da água existente no mundo é salgada, não sendo adequada para o uso direto e para a irrigação;
• 69% da água doce é de difícil acesso, pois está concentrada nas geleiras;
• 16,7% da população brasileira não tem acesso à rede de abastecimento de água potável;
• 40% da água que é produzida na estação de tratamento não chegam as torneiras dos consumidores devido a falhas no sistema de distribuição de água;
• Praticamente 80% do esgoto produzido pela população retornam à natureza sem passar por nenhum tratamento visando seu reaproveitamento.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail