Natura assume operações da The Body Shop na América Latina

16 de abril de 2019 às 0h05

img
Créditos: REUTERS/Leonhard Foeger

São Paulo – A Natura assume em maio as operações da The Body Shop na América Latina, buscando capturar sinergias operacionais entre os dois negócios, em mais um passo no processo de transformação da marca britânica adquirida pela fabricante brasileira de cosméticos em 2017.

A ideia é aproveitar a estrutura da Natura em áreas como finanças, tecnologia e infraestrutura para proporcionar à The Body Shop (TBS) um crescimento consistente na região, disse a diretora de varejo da Natura, Paula Andrade, que passará a liderar também a operação da marca britânica na América Latina.

“Teremos uma captura (de sinergias) importante na parte da produção”, disse a executiva, sem detalhar valores, ressaltando, contudo, que as áreas centrais dos negócios serão mantidas separadas para que as marcas não se misturem. “Vamos preservar as identidades das marcas.”

A Natura anunciou em 2017 a compra de 100% da TBS, que pertencia à francesa L’Oreal, em uma operação de cerca de 1 bilhão de euros.

O grande esforço de sinergia é o Brasil, principal mercado da Natura, em razão do tamanho e facilidade de crescimento, afirmou a executiva, ponderando que México e Chile também são operações importantes. Ela admitiu que há possibilidade de crescer em outros países da região, mas que tal expansão não está prevista no curto prazo.

De acordo com Andrade, a TBS tem ao redor de 160 operações na América Latina, contemplando modelos de lojas próprias, franquias e espaços dentro de lojas de departamento, além do comércio eletrônico e entre empresas (B2B).

Ela não descartou que unidades na região sejam fechadas, citando o processo mais amplo de reestruturação global da rede com foco em rentabilidade de cada negócio. A estratégia resultou em 2018 no fechamento líquido de 62 lojas próprias, consideradas não rentáveis.

O plano para a América Latina inclui adaptação do portfólio global para as especificidades da região, com maior ênfase no segmento de fragrâncias e presentes, além da revisão do gerenciamento de processos da rede de lojas.

A mudança no comando das operações da TBS acontece em um momento no qual a Natura também dá continuidade ao plano de expansão de sua marca. Na semana passada, uma nova loja foi inaugurada em Goiânia (GO) e outras sete estão previstas para este segundo trimestre. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail