Netimóveis abre a sua primeira filial em Portugal

18 de setembro de 2018 às 0h05

img
Márcio Lanna explica que a internacionalização da empresa é fruto de dois anos de estudo do mercado português/ Divulgação

Um dos destinos de moradia mais procurados pelos brasileiros nos últimos anos, Portugal é a sede da primeira filial internacional da imobiliária mineira Netimóveis. De olho no crescente interesse de investidores brasileiros no país europeu, a empresa investiu R$ 300 mil na formatação de uma filial na região de Algarve, uma das que mais atraem aportes estrangeiros em Portugal. Com dois meses de operação no país, a empresa, que ganhou o nome Alphalanna Netimóveis, já comercializou dez imóveis e a expectativa é que, em 2019, a filial responda por 40% da receita da empresa no Brasil.

O diretor e fundador da Alphalanna Netimóveis, Márcio Lanna, explica que a internacionalização é fruto de dois anos de estudo do mercado português. Ele afirma que a imobiliária iniciou suas atuações no mercado europeu por meio de parcerias com empresas locais, mas, ao identificar o tamanho da demanda, entendeu que havia espaço para a formalização de uma empresa no país.

“Atendemos a todos os clientes, mas 90% do nosso público é de brasileiros. A maior parte deles – cerca de 80% – é de investidores que querem diversificar sua carteira de investimentos e apostar em um mercado mais seguro e com moeda estável. Os outros 20% são de pessoas que querem se mudar para o país”, explica. De acordo com ele, os investidores buscam imóveis principalmente para aluguel de temporada, negócio que garante 7% de rentabilidade ao ano, segundo Lanna.

Já os brasileiros que buscam imóveis para se mudarem para Portugal veem no país europeu vantagens como qualidade de vida, infraestrutura, segurança e, tudo isso, num país, que além da mesma língua, conta com um clima muito parecido com o do Brasil. Para o diretor da Alphalanna Netimóveis, esse é um bom momento para investir em imóveis em Portugal. Isso porque o custo deles está 50% abaixo do encontrado nas grandes capitais da Europa e porque o país vive um momento de revitalização imobiliária. “Os imóveis antigos estão sendo revitalizados e jogados no mercado com muita qualidade e com um custo vantajoso”, diz.

Leia também:

Quinto Andar expande a atuação para 80 bairros na capital mineira

Cenário – De acordo com a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (Apemip), em 2017 foram transacionadas 153.292 casas em Portugal, 20% a mais que em 2016. Para 2018 as expectativas são melhores: espera-se, até dezembro, um crescimento de 30% no número de transações.

De acordo com Lanna, o mercado imobiliário em Portugal é muito parecido com o do Brasil. Os imóveis mais novos e com localização estratégica – perto dos pontos turísticos e do metrô – são os mais valorizados. A imobiliária comercializa no país imóveis de 2 mil euros a 13 mil euros o metro quadrado. “Para auxiliar o comprador brasileiro fazemos uma entrevista para entender a finalidade da compra, o tamanho e a localização desejadas, além do valor que se pretende investir. A partir disso fazemos um mapeamento para facilitar a visita do comprador”, explica.

O diretor afirma que a imobiliária também oferece toda a orientação sobre como comprar um imóvel em Portugal. Segundo ele, para realizar a compra é necessário estar com o passaporte em dia e procurar as Finanças – uma espécie de Receita Fiscal de Portugal – para abertura do NIF (Número de Identificação Fiscal), que tem um custo de 300 euros. As taxas cobradas na transação giram em torno de 2% a 6% sobre o valor do imóvel.

Lanna afirma estar otimista em relação à nova filial. Segundo ele, nos dois meses de operação, a Alphalanna Netimóveis já comercializou dez imóveis e a expectativa é que, até o fim do ano, esse volume cresça 20%. Ele também espera que, em 2019, a filial responda por 40% da receita da empresa no Brasil.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail