O desafio de criar novos negócios impactantes

6 de novembro de 2018 às 0h01

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FLÁVIO DE AGUIAR ARAÚJO*

Em 1999, tive a oportunidade de conhecer e desde então trabalhar e conviver com os fundadores da Takenet, uma das primeiras startups de sucesso no Brasil, quando o termo startup ainda não era nem difundido. A Takenet levou ao mercado novas tecnologias e serviços inovadores para as empresas de telefonia móvel e ficou muito conhecida ao desenvolver uma plataforma de ringtones, que permitia a personalização dos aparelhos celulares com toques polifônicos. Foi um sucesso absoluto e cerca de cinco anos após a empresa ser fundada acabou sendo comprada por um grupo japonês listado na bolsa de Tóquio, o grupo Faith. Após este primeiro caso de sucesso os empreendedores, dos quais destaco o Antônio Eustáquio (o Toninho), Daniel Costa, Marcelo Costa e Roberto Costa se transformaram em empreendedores seriais com negócios nos setores de tecnologia e imobiliário.

Neste grande caso de sucesso alguns fatores-chave foram fundamentais no desafio de criar novos negócios impactantes. O primeiro fator que destaco é o problema ao qual o produto ou serviço criado procuram resolver. Em uma época em que a telefonia móvel começou a se disseminar no Brasil, os celulares eram sinônimos de status e a possibilidade de personalização dos aparelhos também era algo importante para os usuários, o que se confirmou logo que o serviço foi lançado com milhões de downloads de ringtones.

Um segundo fator é o potencial do mercado. Nos anos 2000, rapidamente os serviços de telefonia se disseminaram para milhões de usuários, atualmente são mais de 200 milhões de aparelhos habilitados no Brasil. Mesmo em 2005, ano em que a empresa foi vendida para o grupo Faith, onde o número de aparelhos habilitados era bem inferior aos mais de 200 milhões. Em 2005, o faturamento anual da Takenet atingiu cerca de R$ 70 milhões (a valores atualizados), baseado principalmente no serviço de ringtones, um feito extraordinário cerca de 15 anos atrás.

O terceiro fator é a diferenciação. A solução desenvolvida pela Takenet tinha enormes diferenciais por diversas razões: era inovadora pois ainda não existia no Brasil, foi concebida utilizando metodologias de desenvolvimento de produto que permitiam entender e incorporar os desejos do potenciais consumidores, foi implantada utilizando as mais modernas tecnologias de informação disponíveis na época, funcionava para a maioria dos aparelhos celulares disponíveis, além de ser uma plataforma com alta escalabilidade e disponibilidade. Tudo isto permitiu que a empresa fosse pioneira e líder no mercado.

Por fim, destaco o fator que considero o mais importante, o empreendedor. Para criar um novo negócio que seja impactante é fundamental ter um empreendedor com visão de mercado, produto e negócio, compreensão das possibilidades tecnológicas, capacidade de liderança e de execução, habilidade de negociação e com uma visão sonhadora, mas com pés no chão. O grande desafio de todo empreendedor é conseguir reunir todas estas competências. Vale destacar que o Daniel, Roberto e Marcelo, a época com cerca de 30 anos de idade, reuniam parte destas competências, mas só foram capazes de atingir o equilíbrio com a presença do saudoso Antônio Eustáquio, tio do Roberto e Marcelo, que com toda humildade e experiência adquirida em uma carreira no setor financeiro era capaz de fazer contraponto aos demais sócios, permitindo manter os pés no chão, mesmo que todos estivessem sonhando como as evoluções do negócio.

Portanto, para quem está pensando em criar um novo negócio que realmente seja impactante, pense em buscar um equilíbrio entre estes quatro fatores, o problema, o potencial, a diferenciação e o mais importante, o empreendedor ou empreendedores.

*Sócio-diretor da DMEP

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