Observatório do Turismo de MG é aprovado

10 de novembro de 2018 às 0h01

img

Na última quarta-feira (7), foi publicado no Diário Oficial do Estado o Decreto nº 47.526, que regulamenta a Rede do Observatório do Turismo de Minas Gerais. Assinado pelo governador Fernando Pimentel, o documento tem como objetivo propor diretrizes para o funcionamento da rede, que apesar de já existir desde 2015, só foi oficialmente reconhecida em 2017 por meio da Lei nº 22.765, que instituiu a Política Estadual de Turismo.

De acordo com o novo decreto, a instância de pesquisa visa o monitoramento em rede da atividade turística no Estado, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG) é a coordenadora da rede que é constituída por órgãos públicos, privados e instituições da sociedade civil que colaboram com o desenvolvimento da atividade turística a partir da realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao segmento no Estado.

Desde 2017, a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Faculdades Promove, a Federação do Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), a Fundação João Pinheiro, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), as Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes), de Cultura (SEC) e de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG), a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e as Universidades Federais de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais (UFMG), de Ouro Preto (Ufop), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e de Viçosa (UFV) colaboram com o Observatório. A partir do próximo ano, essas e outras instituições que pretendem integrar a rede no biênio 2019-2020 deverão formalizar seu pleito de participação junto ao Observatório.

“Estamos bem felizes com a publicação do decreto, pois a partir de agora mais instituições poderão participar efetivamente dessa iniciativa que monitora e nos apresenta como o turismo de Minas Gerais tem se desenvolvido nos últimos anos”, ressalta o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Paulo Almada.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail