Odebrecht vende Inova BH à Transpes

19 de outubro de 2018 às 0h05

img
Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) foram construídas pela Inova BH na capital mineira desde 2013, quando foi assinado contrato de concessão com a empresa - CREDITO:ALISSON J. SILVA

A Construtora Odebrecht concluiu a venda da Inova BH, primeira parceria-público-privada (PPP) na área de educação no Brasil, para o grupo Transportes Pesados S/A (Transpes). A operação faz parte do programa de reestruturação empresarial e fortalecimento de capital da empreiteira, alvo de investigações da Operação Lava Jato, e somou algo em torno de R$ 60 milhões.

Por outro lado, o negócio marca o ingresso da Transpes, sediada na capital mineira, em um segmento que não a área logística. Com 50 anos de atuação, esta é a primeira vez que a transportadora diversifica o foco de sua atuação. A informação é do sócio-diretor da empresa e novo presidente da Inova BH, Ruz Gonzales. Segundo ele, a intenção maior é gerar novas contribuições para a sociedade.

“Acreditamos que somente a educação será possível de transformar o Brasil. E uma empresa da magnitude da Transpes não pode focar suas ações apenas no negócio ou nos números, deve assumir responsabilidades e contribuir para um futuro melhor. Há dez anos atuo na empresa e busco, agora, dar novos ares para o negócio”, revelou.

Gonzales refere-se à atuação em outras áreas e destacou o interesse em realizar investimentos em projetos de infraestrutura social. A começar pela própria Inova BH, empresa responsável pela construção e administração de 51 unidades de ensino em Belo Horizonte.

Desde 2013, quando foi assinado o contrato de concessão, a empresa construiu todas as unidades, sendo 46 Unidades Municipais de Educação Infantil (Umeis) e cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Desde 2016, tornou-se responsável por operar e prestar todos os serviços não pedagógicos nas unidades educacionais. O que será feito por mais 14 anos, conforme o contrato.

De acordo com o novo presidente, não haverá interrupção dos serviços prestados. “A estrutura organizacional se mantém. Teremos algumas poucas mudanças administrativas, mas tudo será alinhado e ocorrerá de forma positiva para que ofereça o menor impacto possível aos alunos e profissionais”, garantiu.

Mais de 30 mil alunos e 3 mil profissionais da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) puderam usufruir dos serviços oferecidos pela concessionária em seus cinco anos sob a administração da Odebrecht.

Aprendizados – Para o ex-presidente da Inova BH, Clébio Batista, o desafio de implantar a primeira operação de PPP em educação no Brasil trouxe grandes aprendizados. Segundo ele, foi alcançado o objetivo, por exemplo, de permitir com que os professores e coordenadores pedagógicos não precisem se dedicar a questões que não fossem voltadas diretamente à educação.

“Além de construirmos as 51 unidades de ensino, prestamos serviços de portaria, segurança patrimonial, limpeza, jardinagem, controle de pragas, manutenção hidráulica, elétrica e predial, disponibilização de mobiliário, fornecimento e higienização de enxoval, e provimento de materiais descartáveis. Projetos como esse ajudam a transformar a realidade da cidade e o País”, avaliou.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail