Oito cervejarias artesanais ganham certificação em Uberlândia

18 de julho de 2019 às 0h05

img
Segmento cervejeiro tem gerado mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade do Triângulo Mineiro - Crédito: Fernanda Carvalho/Fotos Públicas

O prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, entregou ontem, em cerimônia realizada no Centro Administrativo Municipal, o Selo de Origem para oito cervejarias artesanais do município. O selo atesta a produção regulamentada na cidade e é uma das ações do Programa Municipal de Fomento ao Setor Cervejeiro (Lei Municipal 12.801), criado em 2017. Outras duas marcas já haviam recebido a certificação no ano de lançamento do programa.

Aggregare, Abadiana, Alienada, Fábrica 5, Guará Craft Brew, Malte, Nuh! Beer e Uai Bier foram as cervejarias contempladas. Elas se juntam à Uberbrau Microcervejaria e à Cervejaria Benedith no Circuito Cervejeiro de Uberlândia, um mapa dinâmico, disponibilizado no site da Prefeitura, que indica a localidade das microcervejarias em operação e dos patrimônios culturais da cidade e foi criado para que moradores e turistas possam conhecer e visitar os espaços.

“Estimular o empreendedorismo em todos os segmentos é uma marca desta gestão, sempre pensando no impacto na geração de emprego, renda e qualidade de vida para nossa população. Há dois anos, quando criamos o programa e a lei de incentivo aos cervejeiros, estávamos atendendo uma demanda da própria comunidade. O avanço desse setor só prova que optamos pelo caminho certo e o selo é o nosso instrumento de apoio e promoção para esses empreendedores”, disse o prefeito Odelmo Leão.

O pré-requisito adotado para a entrega dos selos é que a cervejaria esteja registrada junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o que garante a qualidade do produto oferecido ao mercado consumidor.

Produção em crescimento – Conforme levantamento feito pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, o número de cervejarias artesanais regulamentadas em Uberlândia pelo Mapa saltou de dois para dez em três anos, totalizando uma capacidade produtiva anual de cerca de 1,5 milhão de litros de cerveja por meio de 103 rótulos.

Um segmento que tem gerado mais de R$ 20 milhões em investimentos para a cidade, com a criação de pelo menos 100 empregos diretos e impacto de outros 5 mil postos de trabalho na cadeia produtiva (estudo da Fundação Getúlio Vargas diz que para cada emprego no setor outros 50 são criados).

No comparativo entre 2016, quando apenas duas estavam regulamentadas, e 2018, momento em que o município chegou a seis estabelecimentos com registro junto ao Mapa, a produção mensal de cerveja mais que triplicou, passando de 23 mil litros por mês para 75.800 litros mensais. Com as atuais dez fábricas legalizadas, a produção mensal no primeiro semestre deste ano subiu para 116.300 litros.

“O crescimento das cervejarias artesanais gera o aquecimento do turismo e da economia local, aumenta a oferta de emprego e renda, amplia as opções de entretenimento e fortalece ainda mais a gastronomia da nossa cidade”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.

Alex Dante, proprietário da Abadiana, representou os empreendedores cervejeiros durante a cerimônia de entrega do selo e falou sobre a importância do reconhecimento.

“O que está acontecendo hoje era inimaginável há três anos. Eu queria muito agradecer ao prefeito, que nos deu essa oportunidade e abraçou as cervejarias, criando um cenário que vemos em poucos lugares do País, que é o de união de forças. Tenho certeza de que vão surgir mais cervejarias e vamos crescer mais no mercado e na geração de emprego”, ressaltou. (Com informações da PMU).

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail