Padrão ISO reduz custos e incrementa qualidade 

24 de janeiro de 2019 às 0h01

img

 A Organização Internacional para Padronização, que em inglês é International Organization for Standardization (ISO), foi fundada na Suíça, em 1947. Considerada uma organização não governamental, a ISO se difundiu mundo afora para estabelecer, aprovar e unificar normas industriais. Uma norma bem implantada gera redução de custos, porque diminui a quantidade de erros e o desperdício. Também leva ao crescimento e à mudança na escala de produção, sendo que, na maioria das vezes, ajuda a baixar os preços ao garantir uma maior satisfação dos clientes que, assim, compram mais, melhorando os resultados da empresa. 
A denominação ISO não deriva de uma sigla e sim da palavra isos, que, em grego, significa igual. A proposta foi utilizar um termo que traduzisse o cerne do projeto em vez de uma sigla para causar confusão de acrônimos diversos à medida que fosse difundido pelos países.

A ISO está presente em quase todos os campos de atuação, excluindo-se a engenharia eletrônica e elétrica, sob supervisão da Comissão Eletrotécnica Internacional. Pode-se citar, como áreas abrangentes, por exemplo, segurança alimentar; tecnologia da informação, montadoras de automóveis, segurança e saúde no trabalho e gestão ambiental das empresas.

Entre as normas da ISO, destacam-se as da série 9000 por contemplarem as normas de número 9000 a 9004. A proposta é garantir que produtos e serviços tenham o mesmo nível de qualidade, auxiliando as empresas a implantarem processos de gestão de qualidade e garantia de qualidade.
A implantação da ISO 9001 garante possibilidade de ampliar mercados ao aumentar a satisfação de clientes com um melhor monitoramento do nível de organização interna e maior controle da administração e rentabilidade das empresas, gerando mais credibilidade junto ao segmento.
 

A norma NBR ISO 9001 é aplicável a qualquer produto ou serviço e em qualquer tamanho de organização. Também é compatível com outros sistemas de gestão e focada em melhoria contínua, sendo voltada para resultados.
        

Durante a implantação da norma pode-se utilizar a abordagem Plan-Do-Check-Act (PDCA). O conceito se baseia nas etapas planejar, fazer, verificar e agir para melhorar, continuamente, os processos de uma empresa, independentemente de sua natureza. Na etapa de planejamento, o gestor deve conhecer o projeto para, então, traçar os objetivos pretendidos, bem como as metas a serem executáveis.
        

Os colaboradores participantes do processo devem passar por um treinamento para conhecer o método que será aplicado na execução do plano e evitar fugir das metas propostas. Já a verificação pode ser considerada uma das etapas mais importantes do PDCA, pois sem um monitoramento sistemático, não é possível avaliar se o processo está sendo realizado da forma correta.

Após a checagem, o gestor deve implementar a ação, usando como padrão o processo aplicado, caso as metas tenham sido atingidas. É fundamental que a empresa aplique ações de prevenção para evitar falhas. Entretanto, se as metas não tiverem sido alcançadas em sua totalidade, o gestor pode retornar o processo e checar possíveis erros cometidos.

A ISO propõe um ciclo de melhorias contínuas. A empresa planeja a melhoria, implanta e checa para verificar se está tudo de acordo. Caso positivo, é padronizada a solução e, depois, elaboradas novas melhorias. Caso contrário, atua-se no problema para solucioná-lo. A empresa segue se tornando cada vez melhor e aumentando sua competitividade, num mundo globalizado e quem não é competitivo tende a sair do mercado.

  • Especialista em liderança e autora do livro “A arte de liderar – Vivenciando mudanças num mundo globalizado”  

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail