País estuda imposto corporativo global

20 de outubro de 2018 às 0h04

img
Olaf Scholz já pediu a OCDE que considere a proposta - Crédito: Michele Tantussi / Reuters

Berlim – O ministro das Finanças da Alemanha, Olaf Scholz, está trabalhando com contrapartes internacionais em um imposto corporativo mínimo global, disse um porta-voz do ministério, na sexta-feira (19), enquanto os governos buscam evitar que as empresas busquem paraísos fiscais.

A repressão pela Comissão Europeia dos acordos entre governos individuais da União Europeia (UE) e multinacionais fez com que a Apple, a Starbucks e a Fiat pagassem bilhões de euros em impostos atrasados.

“O objetivo é evitar a concorrência fiscal injusta”, disse o porta-voz. “O governo alemão está convencido de que empresas grandes, digitais e multinacionais devem fazer sua parte para financiar o bem comum”.

A Alemanha está trabalhando em estreita colaboração com a França no plano, informou o jornal alemão Handelsblatt, acrescentando que Scholz pediu à Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para considerar a proposta.

O projeto, em estágio inicial de elaboração, seria uma extensão do conjunto de políticas da OCDE para lidar com estratégias de evasão fiscal, que permitem que empresas multinacionais transfiram lucros artificialmente para locais onde os impostos são baixos ou inexistentes.

O objetivo não é forçar os países a aumentar seus níveis de impostos, mas dar a eles uma maneira de garantir que as empresas redirecionem o pagamento de impostos. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail