Países se unem por painel na OMC para discutir tarifas

19 de outubro de 2018 às 0h01

Oslo – A União Europeia (UE), a Noruega e outros países pediram ontem que a Organização Mundial do Comércio (OMC) crie um painel de resolução de disputas sobre as tarifas de aço e alumínio impostas pelos Estados Unidos (EUA).

Os EUA impuseram tarifas de 25% sobre importações de aço e de 10% sobre importações de alumínio, em vigor desde 23 de março, no que o presidente norte-americano, Donald Trump, disse ser uma medida para proteger siderúrgicas dos Estados Unidos.

“Acreditamos que a tarifa adicional sobre o aço e o alumínio é contrária às regras da OMC”, afirmou a ministra de Relações Exteriores da Noruega, Ine Eriksen Soereide, em comunicado.
“Portanto, junto com a UE e vários outros, pedimos hoje à OMC que estabeleça um painel de resolução de disputas sobre as tarifas adicionais dos EUA”, acrescentou.
A Noruega disse que as consultas iniciais com os EUA não levaram a uma solução satisfatória.

Relações comerciais – As exportações norueguesas de aço e alumínio nas categorias afetadas por tarifas adicionais chegaram perto de 36 bilhões de coroas norueguesas (US$ 4,36 bilhões) em 2017, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

“Embora nossas exportações para os EUA de aço e alumínio sejam modestas, este caso é de fundamental importância”, destacou Soereide. “Uma economia aberta como a Noruega depende do funcionamento multilateral do sistema”.

A União Europeia é de longe o maior mercado de aço e alumínio da Noruega. (Reuters)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail