Créditos: Divulgação

A Porsche está ampliando a família Cayenne. A montadora adicionou, à terceira geração da sua linha de utilitários esportivos, o Cayenne Coupé.

“O Coupé inclui todos os diferenciais tecnológicos do Cayenne atual, mas tem um design ainda mais dinâmico e novos detalhes técnicos que o tornam mais progressivo, atlético e emocionante”, afirmou Oliver Blume, presidente do conselho executivo da Porsche AG.

Design – Os destaques do novo modelo Cayenne incluem linhas mais marcadas, com uma seção traseira totalmente única, um defletor traseiro adaptativo, bancos traseiros individuais e dois conceitos diferentes de teto: um teto panorâmico de vidro fixo, como equipamento de série, ou um teto opcional de carbono.

“A linha de teto significativamente mais inclinada, que cai para a traseira, faz o Cayenne Coupé parecer ainda mais dinâmico e o posiciona como o modelo com aparência mais esportiva em todo o segmento”, disse Michael Mauer, vice-presidente de estilo da Porsche.

O efeito é reforçado por um defletor aerodinâmico no teto, que marca a silhueta diferenciada do Coupé. O para-brisa dianteiro e a coluna A são mais baixos do que no Cayenne, graças ao rebaixamento da borda do teto em torno de 20 milímetros.

As portas traseiras e para-lamas redesenhados alargam os ombros do veículo em 19 milímetros, contribuindo para a impressão muscular do conjunto. A placa traseira é integrada ao para-choques, fazendo o veículo parecer mais próximo do chão.

Com seu defletor adaptativo, o atual Cayenne Turbo foi o primeiro SUV a trazer esse tipo de aerodinâmica ativa. O novo Cayenne Coupé aproveita essa iniciativa e dá continuidade a ela.

Em todos os modelos Cayenne Coupé, o defletor de teto é combinado a um novo defletor traseiro adaptativo, como parte da Porsche Active Aerodynamics (PAA – aerodinâmica ativa).

O defletor se estende 135 mm em velocidades acima de 90 km/h, aumentando a pressão de contato sobre o eixo traseiro, ao mesmo tempo que a PAA aumenta, simultaneamente, a eficiência.

Teto Panorâmico – O Cayenne Coupé vem, de série, com um teto panorâmico fixo de vidro com 2,16 m². A área transparente de 0,92 m² proporciona a todos os passageiros uma melhor sensação de espaço, enquanto a persiana retrátil integrada protege contra a exposição ao sol e o frio.

Um teto de carbono estruturado é oferecido para o Coupé como opcional, a pedido. A costura central dá a esse teto o visual característico de um carro-esporte, similar ao Porsche 911 GT3 RS.

O teto de carbono é oferecido como parte de três pacotes esportivos com baixo peso. Esses pacotes também incluem itens Sport Design e novas rodas GT Design de 22 polegadas com peso reduzido, centro dos bancos em tecido com padrão clássico xadrez e detalhes interiores em carbono e Alcantara.

Para o Cayenne Turbo Coupé, o pacote também inclui um sistema esportivo de escapamento.

Interior – O novo Cayenne Coupé oferece espaço a bordo para até quatro pessoas. Na frente, os novos assentos esportivos com oito regulagens com apoios de cabeça integrados oferecem conforto e apoio lateral.

Na traseira, o Coupé vem equipado com um banco com características típicas de bancos individuais. Como alternativa, bancos conforto tipo 2+1 – um equipamento familiar do Cayenne – pode ser especificado sem custo adicional.

Os passageiros de trás sentam-se 30 milímetros mais baixo que no Cayenne, o que garante amplo espaço para a cabeça, apesar da silhueta esportiva rebaixada do veículo.

A capacidade do bagageiro, segundo a Porsche, é de 625 litros e pode ser elevada até 1.540 litros quando os assentos traseiros são rebatidos (no Cayenne Turbo Coupé, de 600 para 1.510 litros).

Motores turbo de 340 cv e 550 cv – São disponibilizados para o Cayenne Coupé duas opções de motores. O Cayenne Coupé com motor turbo de seis cilindros e três litros de deslocamento tem potência de 340 cv e desenvolve 450 Nm de torque.

O pacote Sport Chrono que equipa os veículos de série permite realizar a arrancada de 0 a 100 km/h em 6,0 segundos, tempo que pode cair para 5,9 segundos com os pacotes esportivos de peso leve opcionais. A velocidade máxima do veículo é de 243 km/h, informou a Porsche.

O topo de linha, Cayenne Turbo Coupé, chega ao mercado com um motor V8 de quatro litros com duplo turbocompressor, que garante ao modelo 550 cv de potência e torque máximo de 770 Nm.

Com esse propulsor, a versão acelera da imobilidade até os 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 286 km/h.

Brasil – O novo Porsche Cayenne Coupé estará nas concessionárias da Europa no final de maio. Na Alemanha, os preços começam em 83,71 mil euros para o Cayenne Coupé e 146,66 mil euros para o Cayenne Turbo Coupé, incluindo o imposto de valor adicionado (VAT) e equipamentos específicos para o país.

A linha de equipamentos de série inclui a direção Power Steering Plus, sensível a velocidade, rodas de liga de 20 polegadas, Park Assist à frente e atrás, incluindo câmera reversível, Porsche Active Suspension Management (PASM – gerenciamento ativo da suspensão) e o pacote Sport Chrono.

No mercado brasileiro, a expectativa de chegada do novo SUV Coupé é até o final deste ano. Os preços e os pacotes de opcionais ainda estão sendo definidos pela montadora.