Prática financia R$ 12,8 mi junto ao BNDES para expandir

2 de outubro de 2018 às 0h05

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Crédito: VANDERLEI ALMEIDA/AFP/Getty Images

Tendo como carro-chefe a venda de fornos profissionais, a Prática Klimaquip Indústria e Comércio, empresa com parque industrial em Pouso Alegre, no Sul de Minas, deve crescer aproximadamente 18,8% em 2018, no comparativo com 2017, chegando ao final do ano com faturamento de R$ 139 milhões. Para suportar tal crescimento, a Prática obteve junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiamento no valor de R$ 12,8 milhões. O montante foi liberado em meados de agosto e vem sendo utilizado em capital de giro, reforçando financiamentos a clientes e estoques, entre outras ações.

As informações são do presidente da empresa, André Rezende, que atribui o crescimento, mesmo em período de cenário adverso no País, à ampliação do portfólio e à redução dos custos para os clientes. “Essas foram respostas ao ambiente de desafios. Nós crescemos a despeito dessa situação nebulosa de incerteza”, reforçou.

Líder no segmento de equipamentos para o preparo de alimentos no Brasil, a Prática projeta crescer cerca de 20% em 2019. A empresa tem como um dos principais pilares para os próximos anos a ampliação das exportações. Atualmente, as operações internacionais respondem por 6% da receita, sendo que o desejado é que esse número passe para 30% no prazo de cinco anos.

Segundo Rezende, ações para tal já vêm sendo realizadas. Exemplo é que a Prática já conta com unidade comercial em Dallas, nos Estados Unidos, e mira também o mercado da América Latina. Uma das características do setor é a forte concorrência de produtos estrangeiros. E, segundo Rezende, tal fator vem contribuindo para gerar inovação nos produtos.

A empresa, de médio porte, atende ao setor de serviço de alimentação, como restaurantes, panificadores, centrais de produção de alimentos em supermercados, entre outros. São atendidas desde pequenas até grandes empresas, em todos os estados do País, através de representantes e revendedores. “Atendemos desde o pequeno bistrô gastronômico até a grande estrutura de produção dos hipermercados”, diz.

Para Rezende, outro fator que contribui para o crescimento da empresa é que os clientes também vêm buscando manter a competitividade e, mesmo em um ambiente desafiador, continuam investindo. “É claro que os investimentos agora demandam um cuidado maior”, pondera.

Presença no País – O parque industrial da Prática está em Pouso Alegre e tem área total de 70 mil metros quadrados, sendo 20 mil metros quadrados de área construída. A empresa conta com unidades comerciais em diversas cidades, como Belo Horizonte e São Paulo. Somente em Pouso Alegre e em São Paulo são gerados cerca de 380 empregos diretos.

Fundada em 1991, a Prática tem entre seus principais produtos fornos combinados – aparelhos de alta tecnologia com capacidade de preparo do alimento por meio de vapor, micro-ondas e convecção –, ultracongeladores e equipamentos de panificação. Segundo Rezende, é oferecido um portfólio variado capaz de “abraçar” o cliente. A empresa é detentora das marcas Technicook, Technipan e Klimaquip.

Segundo informações do BNDES, no primeiro semestre de 2018, os financiamentos da instituição para as micro, pequenas e médias empresas do País totalizaram R$ 13,5 bilhões e foram responsáveis por pouco mais de 48% de todas as liberações do banco. No período, o desembolso para MPMEs de Minas foi de R$ 1,6 bilhão.

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