Produção industrial mineira encolhe 7,3%, afetada pela greve dos caminhoneiros

13 de julho de 2018 às 11h14

img

A produção industrial de Minas Gerais caiu 7,3% em maio sobre o mesmo mês de 2017. Em relação ao mês anterior, a queda foi de 10,2%. O principal motivo para o recuo foi a greve dos caminhoneiros, na última semana de maio deste ano, que impactou na chegada de insumos e no escoamento de produtos.

Setores que vinham se recuperando, como a indústria automotiva, acabaram sofrendo a influência da paralisação do abastecimento do País e registraram queda para o período. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com base nos dados do IBGE, em maio, a produção de veículos automotores em Minas teve uma redução de 1,7% em relação ao mesmo mês de 2017. No mesmo confronto, a indústria de alimentos registrou queda de 2,7% e a metalurgia, decréscimo de 1,3%.

Acumulado – De janeiro a maio, a produção industrial de Minas também registrou uma queda, de 2,2%, em comparação com os mesmos meses de 2017. Neste caso, foi a mineração, com recuo de 2,8% em igual confronto, que puxou o resultado do Estado para baixo.

Devido ao peso da mineração para o Estado, a estimava é de queda de 8,4% na produção do setor em 2018 sobre 2017. Por outro lado, a indústria da transformação mineira deve fechar o ano com crescimento de 0,9%. Como resultado dessa equação, a produção da indústria de Minas deve cair 1,5% neste ano, puxada pela indústria extrativa.

No acumulado dos últimos 12 meses encerrados em maio deste ano, a produção industrial do Estado registrou uma queda de 0,4%. Nesse período, o destaque foi o crescimento de 1,8% para a indústria de transformação e a retração de 0,4% para a atividade extrativa.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail