Uberaba dá mais um passo para ter primeiro aeroporto-indústria do Estado

29 de março de 2019 às 0h15

img
Crédito: Divulgação

A prefeitura de Uberaba, no Triângulo Mineiro, acaba de lançar a quarta etapa do projeto do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, na região da Intervales.

O Comitê Gestor de Parcerias Público-Privadas (PPP), presidido pelo prefeito Paulo Piau, autorizou a Proposta de Manifesto de Interesse (PMI) para o desenvolvimento de estudos de viabilidade para a implantação, operação e manutenção do empreendimento que pode ser o primeiro aeroporto-indústria de Minas Gerais.

A iniciativa partiu da Construtora Barbosa Mello, mas outras empresas poderão apresentar suas versões dos estudos de viabilidade econômica e operacional do projeto.

Depois de decretar o interesse público de área, garantir a outorga e contratar estudo de pré-viabilidade, a cidade dá continuidade àquele que promete um novo ciclo de desenvolvimento e oportunidades de negócios estratégicos não só para as regiões, mas também para Minas Gerais e todo o País.

“Estamos vencendo etapas muito mais rapidamente do que imaginávamos. O projeto, como sua própria essência sugere, está voando. Isso comprova que é realmente bom e rentável. Não será por falta de investidores que ele não sairá do papel”, argumentou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes.

O secretário lembrou também que a região do Triângulo Mineiro tem recebido diversos investimentos significativos. Recentemente, por exemplo, foi confirmado investimento na área de celulose solúvel no Triângulo Mineiro e também a instalação da nova fábrica do Grupo Petrópolis (Itaipava) para a cidade.

Neste sentido, Gomes ressaltou que o Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros será imprescindível para que a região acolha e dê vazão aos produtos, além de atender a demanda de passageiros no futuro.

“O aeroporto é uma infraestrutura fundamental para o desenvolvimento e, portanto, para consolidar a logística integrada na região. Outros grandes investimentos serão anunciados e precisamos estar preparados. Não vamos deixar de lutar e de buscar a viabilização deste projeto”, reiterou o secretário.

No ritmo que o Intervales se apresenta, lançado há apenas um ano, poderá fazer com que o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba abriguem o primeiro aeroporto indústria do Estado, antes mesmo da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), uma vez que o empreendimento do tipo existente nos arredores do o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, embora tenha sido inaugurado pelo governo estadual em 2014 e depois transferido para a BH Airport, não saiu do papel.

A previsão é de que o estudo de viabilidade do Intervales seja entregue em meados do segundo semestre, considerando o prazo de 180 dias após a autorização da PMI pelo prefeito.

Plano diretor – O plano diretor do complexo Intervales prevê 700 hectares para construção do aeroporto e uma área anexa, permitindo com que o Intermodal nasça com garantias de funcionamento e expansão. Além disso, o polo contará com 762 lotes para empresas e indústrias e áreas reservada para serviços e comércio.

“Trata-se de uma oportunidade de Minas Gerais estruturar sua produção e agregar valor aos produtos. Queremos aproveitar a infraesturtura já existente, o potencial identificado e a ausência de projetos do tipo para sairmos na frente. Mas precisamos do apoio do governo do Estado e do interesse da iniciativa privada”, destacou o prefeito Paulo Piau, na época do lançamento.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail