Objetivo de iniciativa é oferecer soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado cafeeiro - Crédito: Jose Roberto Gomes/Reuters

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Café estabeleceu parceria, no âmbito do Consórcio Pesquisa Café, com a Universidade Federal de Lavras – Ufla e a Universidade Federal de Viçosa – UFV, instituições fundadoras do Consórcio, para realizar um projeto-piloto, em Minas Gerais, de pré-aceleração de startups, intitulado Avança Café.

A adoção desse modelo de inovação aberta tem por objetivo oferecer soluções tecnológicas de vanguarda, em tempo real, que promovam a acessibilidade dos agentes do setor cafeeiro a informações que contribuam para incrementar sua competitividade e, assim, manter a liderança dos cafés do Brasil em nível mundial.

Esse projeto-piloto do Avança Café compreenderá duas etapas para o programa, sendo a primeira de “sensibilização e prospecção” e a segunda de “pré-aceleração”. A primeira etapa consiste na divulgação do programa e na realização, já no primeiro semestre de 2019, de maratonas de desenvolvimento de aplicativos com base em tecnologia da informação (TI), conhecidas como hackathons, que devem estimular a formação de equipes competidoras para atuar na cadeia produtiva do café.

Na sequência, a segunda etapa do programa, destinada às equipes selecionadas por meio dos hackathons, será a pré-aceleração, que terá duração de 12 semanas. Essa etapa fornecerá subsídios para formação das startups, cujas equipes receberão treinamento, por processo imersivo, nos seguintes temas: Formação de Equipe, Validação de Dor de Mercado,

Mínimo Produto Viável (MVP), Pitch, Desenvolvimento de Produto, Mercado, Financeiro, Vendas, Marketing e Planejamento Estratégico.
Assim, de acordo com o diretor da Agência de Inovação do Café – InovaCafé/Ufla, Luiz Gonzaga de Castro Junior, “a intenção é de que as startups participantes tenham, ao final da etapa, condições de darem prosseguimento à sua trajetória empreendedora, oferecendo soluções tecnológicas e inovadoras para o mercado do café”.

Participação – Informações sobre a primeira edição do Avança Café serão disponibilizadas pelas páginas https://www.facebook.com/avancacafelavras/ e https://www.facebook.com/acvicosa/. Interessados em participar do Avança Café devem entrar em contato com a InovaCafé/Ufla e com a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica – IEBT-CenTev/UFV pelos e-mails avancacafe.inovahub@gmail.com e avancacafe.iebt@gmail.com, respectivamente.

O Consórcio Pesquisa Café foi criado em 1997 com a missão de promover a conjugação de recursos humanos, físicos, financeiros e materiais das instituições consorciadas e a captação de recursos adicionais para viabilizar o desenvolvimento dos projetos do Programa Pesquisa Café. (Com informações da Embrapa).