Reparo no Aeroporto de Ipatinga tem início

22 de março de 2019 às 0h01

img
Divulgação/DEER

As obras emergenciais de reparo na pista de pouso e decolagens e no estacionamento de aeronaves, no Aeroporto Regional do Vale do Aço, em Ipatinga, já começaram.

A Empav – Empreendimentos e Pavimentação Ltda., vencedora do processo de licitação, feito pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DEER), já iniciou as atividades com pessoal, máquinas e equipamentos, nesta primeira etapa dos trabalhos. As informações são do governo estadual.

Em nota, o governo explica que nesta primeira fase será feita a fresagem de segmentos defeituosos na pista, para retirada do pavimento danificado. Nos pontos mais críticos, serão realizados procedimentos profundos para recompor a base, a sub-base e reforçar a estrutura.

A recomposição da pista, nos pontos onde serão feitos os reparos, receberá nova camada de pavimento com concreto betuminoso. Para finalizar, serão feitas as pinturas da pista, com faixas, setas e símbolos. Procedimento semelhante de recuperação será feito no piso do pátio de aeronaves.

A previsão é de que todo serviço – na pista e no estacionamento das aeronaves – seja concluído em até 30 dias. A obra será acompanhada por técnicos do DEER e da Secretaria de Transportes e Obras Públicas (Setop). O retorno da operação comercial do aeroporto deverá ocorrer após vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Depois da conclusão das obras emergenciais, o aeroporto passará por uma recuperação definitiva da pista, por meio de parceria estabelecida entre o Governo de Minas e o governo federal, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac), no valor de R$ 12,5 milhões.

O Aeroporto de Ipatinga foi interditado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no último dia 19, devido às más condições da pista. A medida foi tomada após a Azul Linhas Aéreas suspender suas operações no aeroporto, no dia 14, por tempo indeterminado, devido à insegurança da pista. A Azul fazia quatro voos diários entre Ipatinga e Belo Horizonte, com malha reduzida aos finais de semana.

O Voe Minas – programa da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) – atuava com voos três vezes por semana, fazendo a rota BH/Ipatinga/Valadares e Valadares/Ipatinga/BH.

O Aeroporto de Ipatinga está sob responsabilidade do Estado, mas é administrado pela empresa Socicam. Localizado em Santana do Paraíso, próximo a Ipatinga, o aeroporto foi projetado pela Usiminas, que administrou a estrutura até 2016.

Depois disso, o aeródromo foi entregue ao Estado. A Socicam informou anteriormente que opera a estrutura por meio de contrato de prestação de serviço que não contempla a manutenção da pista de voo, procedimento que cabe à Setop.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail