São Paulo ganha 1º hotel do Brasil a ter robô interagindo com hóspedes

10 de novembro de 2018 às 0h01

img
Foto: divulgação

O Ramada Encore Berrini, com inauguração prevista para novembro na zona Sul da capital paulista (rua Miguel Sutil 577, Vila Cordeiro), entra na história da hospedagem brasileira como primeiro hotel do País a ter um robô de serviço para atendimento a hóspedes.

Dotado de inteligência artificial, o autômato foi programado pela startup paulistana XRobô, especializada em ensinar robôs a pensar, falar e continuar aprendendo ao longo da vida com o uso do português em aplicações específicas, a exemplo desta criada para o Ramada Encore Berrini. O modelo usado, diz o empreendedor André Araújo, da XRobô, é um Sanbot Elf de 1 metro de altura com rosto, silhueta e braços femininos, apta a andar com a mesma velocidade de uma pessoa em caminhada lenta.

Nomeada de Rebeca Berrini, a robô atenderá às pessoas como faz normalmente um profissional de concierge. O hóspede só tem de se aproximar e conversar com Rebeca, pedindo informações que precisa sobre o hotel, seus serviços de hospedagem, horários de funcionamento ou acesso ao Wi-Fi. Além disso, Rebeca também é antenada no que rola na região, dando dicas de passeios ou restaurantes bacanas nas proximidades.

Fernanda Schaper, gerente-geral do Ramada Encore Berrini, aposta na robô como “fator surpresa” para o público. “Rebeca Berrini será uma novidade para os clientes e, certamente, fortalecerá a imagem de nossa marca, enfatizando a inovação da Vert Hotéis frente a concorrência”, diz ela. Mas não é só marketing: a função de Rebeca será de fato otimizar processos de atendimento, dando aos funcionários humanos do hotel tempo e foco para se dedicar a tarefas mais nobres para a boa experiência do hóspede no local.

Programada para circular com autonomia pelo lobby do hotel, Rebeca tem sensores de toque, presença e movimento que permitem a ela desviar de obstáculos. Além de ser capaz de interpretar voz e fala, a robô realiza outras formas de interlocução, utilizando sua tela para pesquisar como as pessoas se sentem durante a estadia.

Fundada em São Paulo pelo empreendedor André Araújo, que soma mais de 20 anos de experiência no mercado de Robótica e Automação, a XRobô é a primeira startup brasileira especializada no desenvolvimento de aplicações para robôs de serviços, sendo responsável tanto pelo fornecimento da robô Rebeca Berrini como pela criação customizada do software que `dá vida` à nova integrante da equipe de atendimento aos hóspedes do Ramada Encore.

Mais da XRobô – A XRobô é uma empresa brasileira fundada por sócios com mais de 20 anos de experiência em Robótica e Automação – e que, em 2012, introduziram no Brasil os primeiros robôs humanoides. Com foco inicial em robótica nos centros de pesquisa e universidades, a companhia passou a desenvolver novas plataformas de software para atendimento a redes de hotéis, lojas, shoppings, restaurantes, bancos, hospitais e clínicas – tornando-se a primeira startup brasileira especializada no fornecimento de robôs de serviços (trabalha em projetos para os autômatos Sanbot Max e Elf, NAO Robot e outros) e na criação de aplicações sob medida para tais robôs em diferentes setores corporativos. Como filosofia, a XRobô acredita firmemente que a robótica pode melhorar vidas, meio ambiente e o mundo em que vivemos – quiçá até mesmo a própria raça humana. Na web, a startup de tecnologia e inovação está em www.xrobo.com.br.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail