Selic impacta retorno dos títulos públicos

8 de junho de 2019 às 0h02

As rentabilidades dos títulos públicos federais foram impactadas em maio pelas apostas do mercado de uma nova redução da taxa Selic. De acordo com o Boletim de Renda Fixa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), o IMA-Geral, índice que reflete o retorno médio desses papéis, teve valorização de 1,84% no mês e de 5,78% no acumulado do ano.

“Após a divulgação do resultado do PIB do primeiro trimestre cresceram as expectativas do mercado de uma nova redução da taxa Selic neste ano. A precificação dos ativos foi afetada, o que refletiu no resultado médio de todos os índices em maio”, afirma o gerente de Preços e Índices da Anbima, Hilton Notini.

Os melhores retornos de maio ficaram com os títulos públicos de longo prazo. O IMA-B5+, indicador que acompanha as NTN-Bs com mais de cinco anos, e o IRF-M1+, formado por títulos prefixados acima de um ano, avançaram 5,20% e 2,17% no período, com altas de 15,29% e de 5,48%, respectivamente, entre janeiro e maio.

Os indicadores que acompanham papéis de prazos menores tiveram em maio os melhores retornos dos últimos três meses. O IRF-M1, que reflete os papéis até um ano, e o IMA-B5, que reproduz carteiras de NTN-Bs até cinco anos, registraram ganhos de 0,68% e 1,39%, respectivamente. Em 2019, acumulam variação de 2,72% e 5,47%.

Entre os títulos corporativos, o IDA-IPCA Infraestrutura, índice que acompanha as debêntures indexadas ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) e destinadas a projetos de infraestrutura, obteve retornos de 2,33% no mês e de 7,31% no ano. Já as demais debêntures, representadas pelo IDA-IPCA ex-Infraestrutura, tiveram resultados de 1,47% em maio e de 6,36% no ano.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail