MARCELO DE SOUZA E SILVA*

Hoje nós teremos a oportunidade de conhecer sobre a proposta da reforma da Previdência e a importância de sua aprovação para o futuro do nosso País. Durante este seminário será possível discutir um pouco mais sobre o projeto que está em debate no Congresso Nacional e o real impacto que ele terá.

Precisamos estar convictos que a aprovação desta reforma, e das demais como a Tributária, não podem mais ser adiadas. Elas são imprescindíveis para equilibrar as contar públicas e garantir a competitividade da economia nacional, a produção e a geração de riqueza para o País e de empregos de qualidade para os trabalhadores brasileiros.

As mudanças no sistema previdenciário são vitais para o Brasil em médio e longo prazo. Se nada for feito, o crescimento dos benefícios previdenciários vai exigir um enorme aumento da carga tributária e, ainda assim, vai reduzir o espaço para todas as demais despesas públicas.

Com a aprovação da reforma, todo o setor produtivo, e a sociedade em geral, serão amplamente beneficiados. As alterações no sistema previdenciário possibilitarão o ajuste das finanças do Brasil e também que mais recursos sejam destinados a setores fundamentais para a população, como saúde, educação, infraestrutura e segurança pública.

A reforma também criará um ambiente mais propício a novos negócios, e atrairá investimentos.

Por isso, estamos mobilizados para demonstrar aos nossos representantes no Congresso Nacional e no Senado Federal a necessidade e a importância da reforma para a economia e sustentabilidade do País.

Esperamos que a votação aconteça o mais breve possível. Pois, só assim, com a realização das reformas estruturais necessárias, será possível construir um País mais justo, moderno, forte e com menos privilégios para uma parcela minoritária em detrimento da maioria.

Agradeço aos nossos palestrantes, o ex-ministro de Estado da Previdência, Roberto Brant, e ao assessor do secretário de Previdência do ministério da Economia, Alessandro Roosevelt. É muito relevante para nós ter vocês conosco.

Tenho certeza que o conteúdo que vocês irão apresentar será de grande importância para todos nós e nos ajudará a compreender melhor como a reforma da Previdência é essencial para que o nosso País retome o caminho do desenvolvimento sustentável.

*Presidente da CDL/BH, em discurso proferido na abertura do Seminário “Reforma da Previdência” realizado no Centro Cultural Banco do Brasil, em 15 de abril