Startup cresce 750% com gestão de recebíveis para pequenos negócios

20 de dezembro de 2018 às 0h01

Quando Paulo Henrique teve a ideia de criar uma empresa que emitisse boletos de forma fácil e rápida, não imaginava aonde iria chegar. Desenvolvida para gerar recebíveis através de boleto bancário e cartão de crédito, a Cobre Fácil também gerencia carnês de cobrança e mensalidades de forma prática e segura para MEIs e PMEs. Com 13 mil clientes, a fintech já está avaliada em R$12 milhões.

Criada em 2016 como um produto da Go Developer, a marca se tornou independente em 2017 e em apenas um ano a startup cresceu 750%. O maior volume de clientes é formado por microempreendedores individuais e pequenas e médias empresas. O foco da startup é fazer a inclusão financeira e atender diversos empreendedores com dificuldade de acesso aos bancos.

“Não cobramos para emitir, dar baixa no boleto, cancelar, nem mesmo para gerar segunda via, se for o caso. Nosso cliente só paga quando o boleto for pago pelo cliente final. Enquanto não houver transação não há nenhuma cobrança”, explica Paulo Henrique, CEO e cofundador da marca. Em 2018, a startup registrou mais de um milhão de emissões.

Conquistas – Neste ano, a Cobre Fácil foi uma das quatro startups escolhidas pela Liga Ventures, companhia especializada em conectar startups a grandes empresas, para participar do programa de aceleração da Brink’s, uma das maiores empresas de soluções em segurança e logística do mundo.

O aporte financeiro e o processo de mentoria oferecido pela Brink’s possibilitou que a Cobre Fácil lançasse, em setembro, uma conta digital disponibilizada exclusivamente para sua base de clientes, a Cobre Fácil Conta. Com ela, a marca espera aumentar em 5% as conversões entre aqueles que já são clientes da marca, além de registrar um crescimento de 10% a 12% para novos clientes. O foco do serviço é em microempreendedores sem vínculo com instituições financeiras que precisam da praticidade de gerenciar seu negócio em um único lugar.

Através da conta digital o cliente Cobre Fácil pode consultar saldo e extrato financeiro, realizar pagamento de contas e boletos, transferências (entre contas Cobre Fácil), recarga de celular, bloqueio e desbloqueio de cartão, entre outros. A Conta oferece cartão de débito da rede Mastercard e, com ele, é possível realizar saques em terminais 24horas. “É possível fazer tudo o que uma conta corrente num banco tradicional faz, com o diferencial de que não é necessário ir pessoalmente ao banco realizar essas movimentações. Isso economiza tempo e dinheiro e possibilita ao cliente da marca realizar o serviço sozinho de qualquer lugar, já que todas as operações podem ser feitas pela internet”, explica o CEO.

Na frente – Se o intuito das fintechs é facilitar e aprimorar os serviços financeiros, então a Cobre Fácil saiu na frente. É que em novembro deste ano entrou em vigor a Nova Plataforma de Cobrança (NPC), desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) pra modernizar o processo de pagamento de boletos.

Com a nova norma, todas as empresas que oferecerem a opção de pagamento via boleto bancário estão obrigadas a utilizar a modalidade de boleto registrado. Desta forma, dados de identificação de ambas as partes, CPF, CNPJ, endereço e valor da cobrança ficam registrados no próprio boleto – essas informações também ficam salvas no sistema da instituição financeira escolhida, que é o grande intuito por trás da NPC: trazer transparência e segurança para todos os envolvidos na operação.

Desde que começou a operar, a Cobre Fácil sempre registrou todos os boletos emitidos, bem antes da validação da norma da Febraban. “O boleto simples, sem registro, não possui nenhum tipo de identificação, o que impossibilita seu rastreamento. Isso prejudica a segurança da transação e não garante o pagamento da fatura”, explica Paulo Henrique. “Prezamos pela confiança e transparência com nosso cliente, então nada mais justo do que garantir esses direitos em nossos serviços”.

Futuro – A agenda sempre lotada e a rotina recheada de reuniões não impedem que Paulo Henrique crie novas soluções e forme parcerias para a Cobre Fácil. 2018 foi um ano intenso e positivo para a fintech que quer crescer ainda mais em 2019: “Participo de reuniões com investidores do mundo todo interessados na marca. São pessoas que veem potencial na Cobre Fácil e entendem o impacto que as fintechs têm, cada dia mais, em nossa sociedade”, afirma o CEO.

O impacto é tanto que a fintech pretende expandir sua área de atuação no próximo ano: a Cobre Fácil terá um departamento exclusivo destinado a franquias. “Notamos o potencial desse setor que, além de estar em crescimento, é uma referência no Brasil”. A marca já atende cinco redes de franquias e pretende chegar a 50 no ano que vem.

Além disso, a fintech está investindo para aumentar a equipe e desenvolver novos produtos, como uma maquininha de cartão com lançamento previsto em meados de janeiro e fevereiro do próximo ano. Com esses e outros investimentos a Cobre Fácil se prepara se tornar um marketplace de serviços financeiros e crescer 300% em 2019.

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