Aporte de US$ 22,5 mi será usado para consolidar negócios - Créditos: divulgação

São Paulo – A MOVO, startup espanhola de micromobilidade que também opera no México, Chile, Colômbia e Peru, anuncia a entrada da companhia de seguros Mutua Madrileña e do fundo de venture capital Seaya Ventures entre seus acionistas. Com esta operação, os novos investidores juntam-se a empresa de mobilidade espanhola Cabify como principais acionistas da MOVO e passam a integrar o Conselho de Administração.

O aporte de US$ 22,5 milhões será usado para consolidar negócios, acelerar expansão para outros países e aumentar frota de mobilidade compartilhada. A MOVO conta com o apoio da Cabify e sua expertise de seis anos de operação na região para se tornar líder na Espanha e América Latina.

Através do aplicativo da MOVO é possível localizar e desbloquear um patinete, ao escanear o QR Code que está no guidão do mesmo. A inscrição do serviço é totalmente gratuita, o preço para utilizar o patinete elétrico respeita as características de cada país e eles estarão disponíveis em uma plataforma tecnológica que permite localizá-los em tempo real.

A MOVO possui planos ambiciosos e dentro de seu roteiro estratégico destaca a expansão para um total de 10 países até o final de 2019, sendo uma alternativa real, sustentável e acessível de mobilidade multimodal a todos.

De acordo com seu CEO, Pedro Rivas, a MOVO tem um caminho claro para se tornar líder no setor de micromobilidade.

“Estamos muito animados para oferecer uma solução para os problemas de deslocamento nas cidades, especialmente para curtas distâncias em áreas com alta densidade populacional. Iremos trabalhar em coordenação com os governos para complementar o transporte público em massa com essas novas alternativas de micromobilidade e que os cidadãos possam se movimentar de forma mais sustentável e eficiente”, avalia.

Por sua vez, a Cabify, empresa signatária do Pacto Global e, portanto, alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, em seu compromisso com a MOVO, reafirma seu compromisso em desenvolver a mobilidade nas cidades de forma sustentável.

Em 2018, a Cabify deu mais um passo para atingir seu objetivo de ser líder no setor de mobilidade como serviço (ou Mobility as a Service, MaaS por sua sigla em Inglês) na Europa e na América Latina ao integrar a categoria Easy Táxi, desenvolvida em parceria com a Easy, dentro de sua plataforma e compensar 100% das suas emissões de CO2, não só mitigando a pegada de carbono associada à operação, como também complementando sua plataforma para oferecer a cada pessoa a solução de mobilidade que melhor atenda às suas necessidades específicas para se deslocar com qualidade e segurança nas cidades.

“Para nós, a MOVO é um exemplo de como desenvolver soluções de micromobilidade, colocando as necessidades do cidadão no centro da atividade da empresa, com um claro compromisso de oferecer um serviço de qualidade e máxima conveniência às suas necessidades. A MOVO e a Cabify compartilham 100% de uma mesma visão estratégica de transformar as cidades em lugares melhores para se viver”, comentou o fundador da Cabify, Juan de Antonio.

“Temos como eixo central de nossa estratégia integrar todas as alternativas que melhoram a mobilidade nas cidades, desde alternativas P2P e táxis até opções de micromobilidade como as oferecidas pelo MOVO”, acrescentou.

A MOVO destaca-se por ter trabalhado desde o início de suas operações em parceria com as autoridades locais, já que possui autorizações oficiais de governos que possuem um regulamento para a micromobilidade, como Madri e Cidade do México, além de promover ativamente a criação de políticas e marcos regulatórios que promovam a inovação, o empreendedorismo e garantam alternativas sustentáveis de mobilidade em todos os mercados em que atua.

A MOVO procura ser complementar à oferta de transporte público tradicional, resolvendo as necessidades de transporte em viagens curtas com suas scooters, patinetes e motocicletas elétricas nas cidades onde eles têm presença.

Para Seaya Ventures, este investimento em MOVO “é um novo passo em nossa aliança e compromisso com Cabify, que acompanhamos desde 2013, como um dos seus principais acionistas, e visão estratégica de fornecer soluções de mobilidade inclusive em cidades com base na tecnologia”, disse a fundadora e diretora associada da Seaya Ventures, Beatriz González.

“Acreditamos na evolução da mobilidade para alternativas sustentáveis nas principais cidades do mundo. Queremos fazer parte dessa revolução nos transportes, impulsionando projetos como o Cabify e, é claro, o MOVO. Estamos motivados a continuar promovendo empresas com as quais compartilhamos esse senso de responsabilidade com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, acrescentou.

A seguradora Mutua Madrileña liderou esta rodada, o primeiro aumento de capital realizado pela empresa. A entrada na capital na MOVO confirma o compromisso da Mutua Madrileña de crescer no campo da mobilidade urbana compartilhada, segmento em plena expansão em nível global, que considera estratégico.

Javier Mira, diretor geral da Mutua Madrileña, disse que “cobrir todas as necessidades de nossos clientes no campo da mobilidade, bem como acelerar o processo de diversificação de negócios, são dois dos principais objetivos do Plano Estratégico 2018-2020 do Grupo Mutua. A entrada na capital da MOVO reflete a aspiração da Mutua Madrileña em responder às novas necessidades de mobilidade que estão surgindo, em face das mudanças econômicas e sociais que estão ocorrendo e transformando nossos hábitos de vida. Além disso, a operação permite que a Mutua participe do talento e experiência da MOVO no contexto de um negócio em pleno desenvolvimento “.