Crédito: divulgação

Quanto você quer pagar por uma viagem? Essa, provavelmente, é uma pergunta que dificilmente você ouvirá de um hotel ou companhia aérea. Mas é exatamente esse o negócio do Viaje no Lance, plataforma de negociação que permite aos viajantes informar quanto estão dispostos a pagar por um pacote de viagem. A plataforma pode ser acessada por meio do viajenolance.com.br.

Idealizado por empreendedores mineiros, que atuam nos mercados de turismo e tecnologia e são apaixonados por viagens, o negócio surgiu com a identificação de que a busca por menores preços de viagens tem aumentado. Assim, estudaram maneiras de tornar esses pacotes mais atraentes e acessíveis, sem perder de vista a competitividade do mercado.

“O consumidor tem privilegiado viagens curtas e que não demandam muito tempo de planejamento, as chamadas viagens ‘last minute’. Por outro lado, as operadoras possuem pacotes ociosos, que precisam ser vendidos. A ideia é unir essas necessidades para democratizar o turismo, permitindo que qualquer pessoa possa realizar o sonho de viajar, enquanto as empresas de turismo possam otimizar seus resultados com a vantagem competitiva e inovadora de aplicar tarifas diferenciadas”, explica o CEO do Viaje no Lance, Eduardo Siqueira.

Outro fato que tem contribuído para essa mudança no comportamento do consumidor de viagens, segundo Eduardo Siqueira, é o acesso à internet e às diversas possibilidades de pesquisar e comparar preços.

“O digital transformou radicalmente o jeito de viajar. Barateou, simplificou e personalizou todo o processo. O Viaje no Lance vai permitir que o próprio viajante tenha a liberdade de negociar seu gasto com uma viagem, principalmente aquelas feitas de última hora, que tendem a ser mais caras. Com isso, queremos movimentar o mercado de turismo no Brasil, de maneira inovadora, fomentando vários negócios, como meios de hospedagens, companhias aéreas, de transporte e o próprio comércio”, explica o CEO.

Como dar um lance – Acessando o portal viajenolance.com.br, o viajante faz a busca de pacotes, de acordo com suas preferências, e o sistema exibe todos os disponíveis para os filtros informados.

Em seguida, ele escolhe o pacote e também o conjunto de hotel/voo ou hotel/terrestre que melhor atende suas expectativas, informa os dados pessoais, dados para pagamento e o valor que está disposto a pagar.

O Viaje no Lance intermedeia toda a negociação entre viajantes e operadoras, por meio de notificações e o acompanhamento do lance – até a confirmação da reserva.

Nesse processo, a operadora recebe a notificação do lance e inicia a negociação da viagem. Assim que o lance é aceito pela operadora, a reserva é garantida e o voucher da viagem é disponibilizado ao viajante.