Técnicas e mercados são temas de evento no Triângulo

2 de abril de 2019 às 0h04

img
Crédito: DIVULGAÇÃO

Hoje e amanhã (3), Uberlândia, no Triângulo Mineiro, vai se transformar em um polo de discussão da cafeicultura. Cerca de 300 cafeicultores de todo o País estarão reunidos para debater sobre o mercado no Encontro de Gestão de Cafeicultores – Encoffee.

Durante os dois dias, profissionais de referência do setor e palestrantes nacionais vão mostrar a abrangência do mercado cafeicultor e as técnicas mais modernas e requisitadas atualmente.

O evento contará com palestrantes como o jornalista William Waack; o presidente da Cooperativa dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé), Carlos Alberto Paulino; o diretor executivo da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Luiz Cornacchioni; o CEO da MPrado Consultoria Empresarial, Marcelo Prado; o professor da Universidade do Café, Samuel Giordano; José Maria de Oliveira, da Fazenda Marimbondo; o colunista de vinho no Valor Econômico e comentarista de Vinhos da Rádio CBN, Jorge Lucki; a diretora da MPrado, Luciana Martins; o CEO da Ipanema Agrícola, Washington Rodrigues; entre outros.

Dentre os assuntos debatidos estarão a cadeia produtiva do café e a inovação do segmento produtivo, avaliação de novos conceitos e ferramentas de gestão, análise de novas práticas e soluções que podem impactar positivamente na atividade.

Além das palestras, no Encoffee também haverá painéis que abordarão o mercado internacional, verticalização como caminho para aceleração do crescimento, sucessão familiar como pilar de garantia da perpetuidade, tecnologias digitais, finanças e gestão de risco no café. O evento também contribuirá para troca de ideias e promoção de networking.

Grão – O Brasil é o principal player do mercado internacional do café e gera uma receita de US$ 5 bilhões ao ano com a geração de três milhões de empregos.

Em 2018, a produção de café do Brasil totalizou 61,65 milhões de sacas e as exportações somaram 31,52 milhões de sacas, com crescimento de 15% no período.

Com essa performance, o Brasil se mantém em 1º lugar como maior produtor global da commodity e 2° lugar no consumo de café, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. A projeção atual é de aumento de 30% no consumo mundial nos próximos anos.

“Para o Brasil se manter na posição de líder desse ranking, todo o setor produtivo deve estar alinhado e preparado para promover uma evolução sustentável, elevando a produtividade por área, sem impactar na qualidade dos grãos especiais, conseguindo meios de se tornar cada vez mais competitivo. Por isso, é fundamental que os produtores de café reservem tempo e direcionem esforços no sentido de falar do seu próprio negócio e de buscar conhecimento para que seu negócio seja cada vez mais produtivo, rentável, e acompanhe as transformações e novidades, que não param de chegar”, destaca Danilo Bonfim, diretor do Grupo Conecta, responsável pelo evento.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail