TIM desenvolve soluções para IoT

15 de dezembro de 2018 às 0h05

img
Inovação faz parte da nossa identidade, afirma Bezerra Foto: Divulgação TIM

DA REDAÇÃO

A TIM acaba de concluir com sucesso os MVPs (Produtos Minimamente Viáveis) de novas soluções para a Internet das coisas (IoT, na sigla em inglês). Para isso, a operadora contou com o apoio do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), um dos maiores centros de pesquisas da América Latina. Foram convidadas startups e empresas privadas que, alinhadas com a estratégia de inovação da operadora, testaram soluções de segurança, monitoramento de cargas e processo de produção fabril, além da conectividade via rede de Narrow-Band IoT (NB-IoT), padrão utilizado de forma pioneira pela TIM no País.


“A partir dos testes bem-sucedidos, conseguiremos agregar serviços de valor e inteligência à conectividade, especialmente nas verticais de aplicação de IoT escolhidas pela TIM. A inovação faz parte da nossa identidade e buscamos sempre estimular e desenvolver soluções que possam contribuir para melhorar a vida das pessoas”, explica o head de Innovation & Business Development da TIM Brasil, Janílson Bezerra.


“O CPqD aportou conhecimentos, expertise e processo de inovação no estado-da-arte, possibilitando a identificação das necessidades e oportunidades dos clientes dos MVPs, bem como a concepção e validação final das soluções experimentadas. Nosso propósito é valorizar a inovação aberta como instrumento para desenvolver soluções tecnológicas que contribuam para o progresso e o bem-estar da sociedade brasileira”, comenta o consultor que coordenou esse projeto pelo CPqD, Marcos de Carvalho Marques.


Todas essas iniciativas fazem parte do programa de Open Innovation da TIM, que tem como objetivo estabelecer uma rede de intercâmbio entre empresas, startups e instituições de ensino para apoiar o desenvolvimento de novos negócios, produtos e serviços inovadores. O investimento da TIM em startups com propostas diferenciadas é potencializado através de parcerias com hubs de desenvolvimento de empresas, o que aumenta o alcance do apoio da operadora para projetos em diversas partes do País.

Agronegócio – Em parceria com a startup Box Delivery e a cooperativa de produtos cítricos Monte Citrus, foi detectada a problemática da logística da colheita, envolvendo o monitoramento e transporte das cargas da citricultura. As ferramentas testadas e aprovadas pela cooperativa, que tem sede em Monte Azul Paulista (SP), envolveram uma solução de tracking e controle das cargas utilizando smartphones conectados na rede 4G da TIM.


O projeto-piloto, realizado nos meses de outubro e novembro, acompanhou a rotina diária das entregas efetuadas, partindo de uma fazenda da cidade paulista de Santa Rita do Passa Quatro, que distribuía a mercadoria em unidades de produção de suco de laranja no município de Araraquara. A ferramenta foi capaz de detectar as necessidades específicas e encaminhar a resolução adequada para cada caso de uso. “O MVP do produto permitiu que o parceiro entendesse todo o potencial da automação de seu processo produtivo, avaliando a cadeia produtiva da laranjeira até a unidade processadora de suco”, completa Bezerra.

Já em Segurança, a TIM, em conjunto com a startup Nearbee e a associação de moradores Pró-Bairro de Campinas, desenvolveu e testou uma solução de segurança. A aplicação permite, por meio da interação de sensores IoT e smartphones, o envio de alertas para equipes de segurança privada de condomínios e o controle, em tempo real, de toda a equipe de segurança e dos alertas dos condôminos.

Na indústria 4.0, voltada para empresas que utilizam inovação, tecnologias de automação e controle aplicadas aos processos de manufatura, a TIM desenvolveu uma solução de monitoramento e automação através de uma rede privada LTE. Desenvolvida em parceria com a SPI Integradora e utilizando a plataforma dojot, criada pelo CPqD, a solução foi testada na Padtec, atendendo todo o processo fabril, de ponta a ponta, possibilitando a comunicação entre as máquinas.

Conectividade NB-IoT

Em outra frente, a operadora, utilizando a sua rede pioneira NB-IoT (Narrow Band em IoT), e em parceria com o CPqD que desenvolveu o módulo NB-IOT, realizou testes para validação do meio de comunicação. Esse projeto piloto é uma parceria com o Grupo Energisa, em Cataguases (MG), para avaliação dessa tecnologia, possibilitando a interligação dos dispositivos utilizados na rede elétrica com os sistemas de operação da distribuidora de energia elétrica.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail