Transporte de cargas sobe 1,2% nos aeroportos em Minas Gerais

1 de maio de 2019 às 0h17

img
O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins) transportou o maior volume no período, equivalente a 94% do total - CREDITO:ALISSON J. SILVA/Arquivo DC

A movimentação de cargas nos aeroportos de Minas Gerais cresceu 1,2% no primeiro trimestre deste ano na comparação com a mesma época de 2018. Entre janeiro e março deste exercício, o volume transportado via terminais do Estado chegou a 10,098 milhões de quilos, enquanto nos primeiros três meses do ano passado as cargas somaram 9,971 milhões de quilos.

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), foi responsável por 94% do volume transportado, totalizando 9,5 milhões de quilos nos primeiros três meses de 2019. No mesmo período do ano anterior, o número foi da mesma ordem, mas é comemorado pela concessionária que administra o terminal, a BH Airport.

De acordo com o gestor da área de Soluções Logísticas Integradas do aeroporto, Peter Robbe, a nova linha de negócios adotada pelo aeroporto já está trazendo resultados. Para se ter uma ideia, somente em março, a movimentação de cargas internacionais no aeroporto cresceu 2,9% em relação ao mesmo mês de 2018 e atingiu 1,084 milhão de quilos. O resultado compensou as perdas observadas no mercado doméstico.

O desempenho foi puxado pelas importações, com crescimento de 26,9%. As exportações registraram queda de 21,5% em março sobre o mesmo mês do ano anterior. Em relação às cargas domésticas, a movimentação foi 16,5% menor no mesmo período. Com isso, no total de março, a movimentação de cargas registrou um decréscimo de 10,8% em relação a igual mês de 2018, para 3,2 milhões de quilos.

“A nova linha de negócios que vem sendo desenvolvida pelo aeroporto já vem trazendo resultados muito positivos no campo das importações, que compensaram os impactos no segmento das exportações em razão da valorização do dólar no período. A nossa expectativa é manter o ritmo de crescimento e ampliar a participação de Minas Gerais no transporte de cargas aéreas do Brasil”, comentou.

Administração Infraero – Quando considerados apenas os aeroportos sob a administração da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) houve incremento ainda maior na movimentação dos três primeiros meses de 2019 sobre o ano anterior.

O avanço, neste caso, foi de 26,8%, considerando que os terminais somaram 598.420 quilos de cargas transportadas no período de janeiro a março deste ano contra os 471.749 quilos registrados nos mesmos meses do ano passado.

Entre os aeroportos públicos, a movimentação de cargas teve maior destaque no Aeroporto de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Ao todo, o terminal somou 500.025 quilos em operações de janeiro a março último, volume 33% superior aos 375.860 quilos de igual intervalo do exercício anterior. Com esse resultado, o aeroporto respondeu por 83,55% das operações nos aeroportos sob a gestão da Infraero.

No terminal de Montes Claros, no Norte de Minas, as operações totalizaram 68.093 quilos no primeiro trimestre deste ano, enquanto no exercício anterior o volume foi de 82.203 quilos, um recuo de 17% entre os períodos.

Já no aeroporto de Uberaba, também no Triângulo, o volume de cargas transportadas saiu de 13.686 quilos no acumulado de janeiro a março de 2018 para 30.302 quilos no mesmo intervalo deste exercício.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail