Tribunal do Cade avaliará recurso contra aquisição da Ferrous pela Vale

26 de junho de 2019 às 0h04

img
Recurso contra a operação das mineradoras em Minas Gerais foi apresentado pelo Porto Sudeste - Crédito: REUTERS/Adriano Machado

São Paulo – O tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) deverá avaliar em sua próxima sessão ordinária um recurso apresentado pelo Porto Sudeste contra a aquisição pela Vale da empresa de mineração Ferrous Resources Limited.

Segundo despacho do órgão de defesa da concorrência no Diário Oficial da União de ontem, o recurso conseguiu apresentar algumas questões técnicas sobre os potenciais efeitos negativos da operação, que foi anunciada pela Vale em dezembro e envolve US$ 550 milhões.

O Porto Sudeste, na Ilha da Madeira, em Itaguaí (RJ), é voltado a carregamentos de minério de ferro vindos de Minas Gerais e controlado por uma joint venture entre Impala, do Grupo Trafigura, e o fundo de investimento Mubadala Investment Company.

PARTICIPE DO NOSSO CANAL NO WHATSAPP PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO TELEGRAM

No recurso ao Cade, o porto alegou que a compra da Ferrous pela Vale poderá inviabilizar sua operação, uma vez que a empresa poderia direcionar cargas antes enviadas a seu terminal para um dos dois terminais próprios da Vale.

“Assim, a Vale inviabilizará a operação do Porto Sudeste, já que a Ferrous é a principal mineradora independente cliente do porto”, afirma a empresa, destacando que Vale e CSN já atuam na região usando terminais portuários próprios, ligados à ferrovia MRS.

“A eliminação da possibilidade de competir pela produção da Ferrous fará com que a projeção de alcance da escala mínima do Porto Sudeste seja radicalmente alterada (customer foreclosure), de forma que ele deixará de ser um investimento viável”, acrescentou.

Em seu despacho sobre o recurso, o conselheiro-relator do caso no Cade, João Paulo de Resende, apontou ainda que eventualmente poderá haver instruções complementares ou diligências após exames mais aprofundados da operação.

A Vale não pôde responder de imediato a um pedido de comentário sobre o caso. (Reuters)

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail