Utam adquire operações de cápsulas da Kaffa no Brasil

21 de setembro de 2018 às 0h05

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Meta é ampliar fatia no setor de cápsulas, que cresce 13% ao ano - Foto: Cristiano Lopes

O Grupo Utam adquiriu as operações de cápsulas de café da portuguesa Kaffa no Brasil. O grupo, cuja matriz está instalada em Ribeirão Preto (São Paulo) vai transferir as operações da empresa de cápsulas para a unidade fabril de café, da Utam, instalada em Piumhi, no Centro-Oeste de Minas. Somente na aquisição da Kaffa foram investidos R$ 2,5 milhões e mais R$ 400 mil serão aportados na transferência das operações para o Estado.

A decisão de transferir a fábrica de cápsulas da cidade de Cravinhos, em São Paulo, para Piumhi, se deve à localização estratégica da unidade, que tem logística privilegiada para escoamento da produção e está próxima às principais regiões produtoras de cafés especiais.
De acordo com a diretora do Grupo Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho, a expectativa é iniciar a operação de envase em cápsulas em janeiro. Com a aquisição, é esperado aumento na produção própria de cápsulas. Além disso, o Grupo Utam continuará atendendo cafeicultores que envasam as cápsulas na Kaffa.

Em 2017, o segmento de monodoses respondeu por 2% do faturamento do Grupo Utam, representação que deve ser ampliada para 5% neste ano. Para 2019, a previsão é que as cápsulas respondam por 10% do faturamento da unidade mineira. O faturamento total do grupo deve alcançar R$ 90 milhões em 2018.
“Estamos em crescimento e achamos estratégico produzir as nossas próprias cápsulas. Por isso, tomamos a decisão e resolvemos assumir, no Brasil, as operações da Kaffa. Já trabalhávamos em parceria com a empresa e vamos continuar o trabalho em conjunto na parte de assistência tecnológica”, explicou Ana Carolina.

A capacidade de produção da Utam com os equipamentos da Kaffa é de 4 milhões de cápsulas por mês. A empresa portuguesa trabalhava com capacidade de 1 milhão de cápsulas ao mês. A expectativa é ampliar a produção tanto do café próprio do Grupo Utam quanto para terceiros.

“Em Minas Gerais nossa unidade fabril possui localização estratégica e estamos próximos às regiões produtoras de café. Ao transferir a unidade da Kaffa para Piumhi vamos criar uma sinergia com a estrutura já montada para a produção de cafés especiais. Agora, a gente completou todo o sistema de envase para café. O café Utam, em Piumhi, tem condições de produzir o café da forma que quisermos e como o cliente desejar. Seja ele torrado e moído a vácuo, almofada, grãos especiais e em cápsulas”.

Mercado – Ana Carolina destaca que o investimento na indústria de envase de cápsulas é estratégico pelo crescimento registrado no segmento. Enquanto o consumo do café das formas mais tradicionais cresce a ritmo lento, a demanda pelas cápsulas aumenta entre 10% e 13% ao ano. Ainda que a participação das monodoses seja pequena no mercado do café, as expectativas para os próximos anos são muito positivas e a tendência é que o segmento continue com a demanda crescente.

“O consumo de café em cápsula vem crescendo em níveis superiores às formas tradicionais e isso justifica os investimentos. Trabalhamos com duas linhas de cafés em cápsulas. As mono-origens – que vamos continuar importando – são produzidas com grãos de países tradicionais na cultura do café como a Colômbia, Etiópia e Guatemala. Temos também as cápsulas de cafés especiais, que são blends feitos com grãos de alta qualidade das principais regiões produtoras do País”.

Entre os fatores que impulsionam a demanda pelo café em cápsula estão a praticidade no preparo, a grande variedade de cafés especiais e a preservação das características e qualidades da bebida.

“O café está passando por uma experiência muito próxima ao vinho. As pessoas querem experimentar os cafés e sentir a diferença de qualidade e as monodoses permitem está experiência com facilidade. As cápsulas são hermeneuticamente fechadas e isso faz com que o café não oxide e também preserva por mais tempo as características do grão”.

O Grupo – Desde 1969, o Grupo Utam oferece produtos e serviços no mercado cafeeiro. São três unidades de negócio. A começar pela unidade de cafés torrados e moídos, como o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais como Café Ribeirão, Café Nilza, Café Biagini, Café Ribeirania, Café Santa Adélia e Café Lagoinha. Além desses produtos, oferece também uma linha de cappuccino, uma de café solúvel e filtros de café.

Na unidade Single Cup ou monodose, a empresa tem a marca Utam Uno. Especializada em máquinas e cápsulas, a Utam Uno se destaca no segmento trazendo ao consumidor produtos exclusivos, inclusive blends com origens em diversos países. A terceira unidade de negócios é a Food Service, com oferta de grãos, máquinas e complementos. (Com informações do grupo Utam).

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