Vallourec investirá R$ 220 mi para dobrar capacidade de Pau Branco

25 de janeiro de 2019 às 0h15

img
Crédito: Thiago Fernandes/Divulgação

Visando acompanhar a demanda do mercado e o potencial da Mina de Pau Branco, localizada na Serra da Moeda, município de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a Vallourec vai investir R$ 220 milhões nos próximos dois anos em sua unidade de mineração. O objetivo da siderúrgica é praticamente dobrar a capacidade produtiva da planta, hoje em 5 milhões de toneladas anuais de minério de ferro.

A informação foi divulgada pelo governador Romeu Zema (Novo) e confirmada pela companhia. De acordo com o superintendente de Relações Institucionais e Comunicação da empresa, Hildeu Dellaretti Junior, o projeto se encontra na fase de licenciamento ambiental. Segundo ele, tão logo as licenças sejam obtidas, os aportes serão iniciados.

“O cronograma inicial prevê a conclusão da expansão no princípio de 2021. Para isso, porém, precisamos que os licenciamentos sejam aprovados. Nossa estratégia de atuação no Brasil visa o longo prazo e enxergamos agora o momento correto de realizar essa expansão, visando o aumento da capacidade da planta, que nos permitirá praticamente dobrar o volume de produção”, explicou.

Embora não tenha revelado percentuais, o superintendente disse que parte do insumo siderúrgico produzido na unidade ficará na própria empresa, sendo utilizado na siderúrgica localizada em Jeceaba, na região Central de Minas. A outra parte, conforme Dellaretti Junior, será destinada para clientes nacionais e internacionais.

Hoje, a unidade de mineração emprega 300 profissionais, quadro que será expandido para 700 durante as obras de expansão, uma vez que cerca de 400 vagas temporárias serão criadas no período. “Após a conclusão, em 2021, a previsão é de criação de outros 335 empregos fixos”, revelou Dellaretti Junior.

Ainda de acordo com o superintendente, o aporte integra a política de investimentos da Vallourec no Brasil e confirma a aposta e o otimismo da empresa em relação aos próximos meses. “Acreditamos na retomada da economia, na realização das reformas estruturais do País e na criação de um ambiente de negócios mais promissor para 2019”, resumiu.

Leia também:

Crescimento na Anglo American

Sustentabilidade – Dellaretti Junior ressaltou, por fim, que a companhia atua sempre em consonância com a sustentabilidade e que, para isso, a unidade não faz uso de barragem de rejeitos. O módulo de desaguamento por filtros prensa entrou em operação na Mina Pau Branco em novembro de 2015, quando a empresa se tornou a primeira do mundo a utilizar o método para a finalidade de empilhamento drenado de rejeitos de minério de ferro.

Agora, a Vallourec vai investir na instalação de um novo módulo de filtragem com capacidade de desaguamento de 150 toneladas por hora. O contrato de prestação de serviço já foi assinado e o início das obras está previsto para as próximas semanas, com os testes em maio.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail