Valorizar colaboradores ajuda a mudar e crescer

2 de outubro de 2018 às 0h01

Em tempos de mudanças, transformação digital e inovações, a experiência das empresas não deve ser desvalorizada, pelo contrário. Assim como a história mostra, é importante olhar para trás para continuar andando para a frente. E para o presidente da Vale, Fábio Schvartsman, presente no 19° Congresso do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), em São Paulo, a transformação acontece justamente de dentro para fora.

“A Vale tem mais de 100 mil colaboradores pelo mundo e isso tem que ser valorizado. É dentro das empresas que se encontra a crítica, o conhecimento e a experiência para se produzir as mudanças. Então, o ponto é trabalhar com as pessoas de dentro, e não contra elas. Há quem diga, no Brasil, que para mudar é necessário trocar toda uma equipe. Mas eu penso que, se você quer inovar, ouça o lado de dentro, em vez de buscar essa inovação do lado de fora”, pontua.

Já o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, faz um contraponto à visão de Schvartsman. “Não preservar as experiências seria realmente uma visão míope por parte de qualquer setor, mas não injetar novas experiências, também. Quando se une isso é que você acerta”, conclui. Tânia Cosentino, da Schneider Electric, reitera que também insere pessoas de outros mercados na empresa para “agitar o status quo”.

Energia limpa – Mas priorizar as experiências que vêm de dentro da companhia e seu legado não significa que a Vale abre mão da inovação. A empresa pretende, a longo prazo, passar a utilizar em sua frota caminhões autônomos, movidos a energia eólica ou solar.

“Os caminhões são máquinas gigantescas que, quando dirigidas por pessoas, estão propensas a acidentes. Os veículos autônomos preservam as vidas humanas e também aumentam a produtividade nas operações. A ideia é que futuramente todos esses veículos passem a ser elétricos. A transformação digital e energética está na base do que a companhia deseja se transformar no futuro”, conclui Schvartsman.

Inovação – O presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, acredita que aliar coragem e experiência é inovador. “Se a empresa não tem problema, ela também não tem uma plataforma que a obrigue a mudar. Um dos maiores desafios é preservar o que deve ser preservado, e estar aberto a ser um propulsor de mudanças nas empresas. Hoje, a noção de risco desapareceu. Alguém que entra em uma empresa estabelecida prefere não ter riscos, que são a capacidade de se expor com ideais que, de certo modo, podem ser interpretadas como conflitivas. Então, as pessoas acabam preferindo buscar pelo que é igual e, dessa forma, nunca se muda. A incapacidade de se lidar com o conflito se tornou o maior entrave das pessoas”, avalia.

Já na sessão “Conciliando resultados de curto prazo e investimento em inovação”, o CEO da Kroton, Rodrigo Galindo, reitera: “Primeiro, a empresa tem que aceitar o erro, porque, sem ele, vai continuar fazendo sempre as mesmas coisas para não errar. E isso tem que mudar, porque dentro dos padrões de erro é possível gerar valor, é possível inovar. Principalmente se é uma empresa digital, ela tem que estar disposta a arriscar, tem que haver uma liberdade para se criar e estar suscetível ao erro, aprender com isso”, considera.

Em seu painel, Galindo analisa: primeiro, a empresa tem que aceitar o erro. Segundo ele, a inovação não é só disruptiva, ou seja, gera mudanças a longo prazo, mas também pode gerar valor em curto prazo. “Pensando sobre hoje, quase todas as empresas estão se digitalizando. Então, o primeiro passo é que a empresa se assuma culturalmente digital e isso envolve todo o mindset da companhia. A transformação digital não é só da área de tecnologia da empresa”, pondera. (JB)

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail