Venda de importados no Brasil cresce 26,3%

10 de janeiro de 2019 às 0h01

São Paulo – A venda de carros importados cresceu 26,3% em 2018, com o emplacamento de 37,5 mil unidades, informou ontem a Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa). O resultado ficou um pouco abaixo da projeção da entidade, que esperava atingir 40 mil carros vendidos.

Além de contar com o aumento da demanda dos consumidores, o segmento contou com a ajuda do fim de uma barreira do governo à importação de carros. No fim do ano passado, acabou a cobrança de 30 pontos adicionais no IPI para quem importasse acima de uma cota definida pelo governo, por meio do programa Inovar-Auto, que expirou em 2018.

No entanto, o presidente da Abeifa, José Luiz Gandini, afirma que o mercado foi prejudicado pela valorização do dólar, que encarece os carros.
No último mês de 2018, as vendas cresceram 2% em relação a dezembro de 2017, para 3,3 mil emplacamentos. Em relação a novembro, houve alta de 15%.

Para 2019, a expectativa é de novo crescimento, dessa vez de 33%, para cerca de 50 mil unidades vendidas. “Em princípio, nossa primeira projeção pode parecer otimista demais, diante das estimativas já anunciadas pela indústria e pelo setor de distribuição, na casa de 11%. Mas estamos considerando a demanda reprimida de 2018, ano em que o dólar flutuou mais próximo de R$ 3,90”, explicou Gandini.

O empresário também está otimista em relação à gestão do presidente Jair Bolsonaro. “Acreditamos que o governo fará um trabalho muito bom, mas vamos aguardar porque ainda está muito cedo”, disse.

Kia – Maior importadora de carros do Brasil, a Kia Motors teve crescimento de 39% nas vendas em 2018, com o emplacamento de 11,7 mil veículos, informou a empresa, que responde por cerca de um terço do mercado de importados.

“Apesar de todas as dificuldades do ano, como a greve dos caminhoneiros, a Copa do Mundo, as eleições e a alta do dólar, o desempenho é motivo de comemoração”, disse o, Gandini, que também preside a Kia Motors no Brasil.

Com o crescimento nas vendas, a Kia conseguiu aumentar a rede de concessionárias no Brasil. No fim de 2017, eram 99. Agora, são 106. Segundo Gandini, a rede deve ganhar mais seis ou sete unidades em 2019.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail