Shoppings esperam maratona do Natal

15 de dezembro de 2018 às 0h10

img
Shopping Del Rey, situado na Capital, espera um crescimento no fluxo de consumidores principalmente na reta final do Natal - Crédito: Inovah Eventos

Os corredores e lojas de shopping centers da Capital e região metropolitana devem receber um número maior de consumidores na reta final do Natal, com o impulso das compras de última hora, o que garantirá aumento médio de 5% nas vendas este ano no comparativo com 2017. A informação é do superintendente da Associação de Lojistas de Shopping Centers (AloShopping), Alexandre Dolabella. E, a partir deste final de semana, alguns shoppings começam a ampliar seus horários de funcionamento.

Segundo Dolabella, entre os fatores que vão garantir resultados melhores este ano estão o aumento na confiança do consumidor no período pós-eleitoral e a estabilidade nos preços dos produtos. Por outro lado, de acordo com ele, o atraso no pagamento do 13º salário do funcionalismo público estadual interfere negativamente.

“Para o consumidor, será um Natal muito bom com relação ao preço dos produtos. Os valores estão estáveis. Os lojistas estão negociando com fornecedores e até reduzindo a margem de lucro para viabilizar a venda”, disse. De acordo com Dolabella, o índice de aumento nos resultados é considerado bom levando-se em conta que o cenário econômico ainda é adverso. Ele pondera que este é o quarto ano de crise.

O aquecimento das vendas começou a ser registrado em novembro, com a Black Friday aponta o superintendente. Na ocasião, o incremento nos negócios nas lojas físicas dos shoppings da Capital variou entre 6% e 10%. Em seguida, o movimento caiu, mas voltou a crescer com a proximidade do Natal, principal data para o varejo. E a expectativa é de que os negócios sejam incrementados a partir de agora.

Leia também:

Greve e eleições impactam resultado de segmento

Centros de compras – Administradoras dos shopping centers consultadas pela reportagem estão mais otimistas que a AloShopping e aguardam alta nos negócios de 5% a 12%. Para garantir o incremento das vendas, os centros investiram pesado em suas campanhas de Natal. O BH Shopping, por exemplo, fez aportes de R$ 3 milhões em ações que incluem decoração, premiação, entre outras. Pátio Savassi, Diamond Mall e Minas Shopping investiram, cada um deles, R$ 1,5 milhão. No Shopping Cidade, o montante foi de aproximadamente R$ 1 milhão, o mesmo do Shopping Boulevard.

O ItaúPower Shopping, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fez o maior investimento para a campanha de Natal de sua história, chegando a R$ 1,8 milhão para mídia e premiação. Os clientes que comprarem acima de R$ 450 recebem cupom para concorrer a um apartamento e dois carros e, além disso, ganham uma pulseira.

Superintendente do shopping, Leonardo Andrade informa que a expectativa é fechar dezembro com alta de 10% a 12% nos resultados em relação a 2017. Segundo ele, tal estimativa está amparada na alta do otimismo dos consumidores após o resultado eleitoral. Andrade ressalta que, devido à característica do consumidor de deixar as compras para a última hora, os dias mais próximos do Natal têm movimento maior. Com isso, a partir de domingo (16), o centro de compras irá ampliar seu horário de funcionamento.

No Shopping Del Rey, também em Belo Horizonte, a expectativa é de aumento no fluxo de consumidores na reta final de Natal. “Como de costume, o brasileiro deixa tudo para a última hora, então a expectativa para a reta final é muito alta. Os lojistas estão preparados, garantindo estoque e atendimento”, diz a gerente de marketing do centro de compras, Marina Moura. Segundo ela, a partir deste sábado (15), o shopping já amplia o seu horário de funcionamento.

Marina Moura ressalta que o movimento no mall começou a aumentar em novembro, devido à Black Friday, com os consumidores antecipando suas compras. Segundo ela, a promoção teve em 2018 o seu melhor resultado.

Por questões de mercado, o shopping não revela resultados. O mote da campanha de Natal do Del Rey este ano é Disney e, além disso, o centro de compras está sorteando diariamente um Iphone 8, sendo que, para receber o cupom para concorrer ao prêmio, o cliente tem que ter feito compras de R$ 350 ou mais.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail