Viagens são experiências fundamentais para nós, adultos, e para as crianças

31 de agosto de 2018 às 0h05

img
Foto: Projeto Tamar/Abr

Rogério Faria Tavares *

Quem gosta de emoção, ou de natureza, ou de cultura e história, pode encontrar tudo isso num mesmo lugar. Foi o que acabei concluindo depois dos dias passados na Bahia, com Sabrina e os meninos. A escolha por esse estado não foi difícil. Próximo a Minas, oferece logística adequada a quem tem filhos pequenos. A infraestrutura turística de que dispõe também ajuda muito, facilitando tudo.

Para as crianças, até mais que para nós, adultos, as viagens são uma experiência fundamental. Alargam horizontes, ampliam repertório, mostram mundos diferentes, fazem-nas conhecer novos amigos e provar de sabores distintos. Carlos e Gabriela voltaram, com certeza, com seus mapas mentais bem mais complexos. Nada como ver o planeta como uma casa grande e diversa, capaz de acolher mais de sete bilhões de pessoas, cada uma com sua riqueza e suas crenças. Se crescerem com as ideias de que todos devem pensar e agir como eles e de que são donos da verdade (e de que a verdade é uma só), terei seguramente fracassado como pai.

Entre os passeios propostos aos que visitam a Praia do Forte, a 50 quilômetros de Salvador, está o que leva os turistas a ver as baleias Jubarte, em alto-mar. O flagrante não é garantido, sendo preciso contar com a sorte. No nosso caso, deu certo. Por várias vezes, três exemplares desse fascinante mamífero nadador se exibiram perto de nós. As ondas, no entanto, estavam muito altas, o que talvez tenha elevado um pouco a cota de sensações fortes que damos conta de suportar. Ainda que Carlos não tenha dado o braço a torcer, saindo da lancha sem demonstrar qualquer cansaço ou enjoo…

Se para avistar as baleias tivemos que viver uma pequena aventura, contemplar as tartarugas marinhas e os tubarões foi mais fácil. A visita à sede do Projeto Tamar (Foto) é obrigatória para quem circula pelo litoral baiano. Fundado por um grupo de apaixonados pela preservação da vida desses animais, o projeto é hoje respeitado e admirado no mundo inteiro. Na estação da Praia do Forte, o tanque que acolhe as tartarugas está sempre rodeado de jovens e crianças. O dos tubarões, naturalmente, também atrai o interesse de centenas de pessoas, todas impressionadas pela velocidade com que se deslocam atrás do alimento atirado pelos tratadores. Com talento e habilidade, e sob os benefícios do ambiente bonito e agradável, a equipe do Tamar atinge plenamente seu objetivo mais desejado: o de partilhar os conhecimentos necessários à boa educação ambiental.

Todo mundo sabe: o Brasil nasceu na Bahia… Outra atividade que nos deu muito prazer foi a visita ao Castelo de Garcia D’ávila, filho de Tomé de Souza, o primeiro governador-geral. A propriedade foi a mais extensa do território nacional, chegando a ocupar cerca de 10% dele (ia da Bahia ao Maranhão). Testemunha valiosa do Brasil Colônia, conta parte importante de nossa história. Se suas ruínas estão de pé até hoje e abertas à visitação pública, é porque foram, em boa hora, no final da década de 30, tombadas pelo então Sphan, hoje Iphan, naquela época, ainda sob a liderança de seu fundador, o imenso Rodrigo Melo Franco de Andrade, nascido em Belo Horizonte, em 1898.

* Jornalista. Da Academia Mineira de Letras

* Jornalista. Doutor em literatura. Presidente emérito da Academia Mineira de Letras.

Conteúdos publicados no espaço Opinião não refletem necessariamente o pensamento e linha editorial do Jornal DIÁRIO DO COMÉRCIO, sendo de total responsabilidade dos/das autores/as as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail